Observatório Social do Brasil destaca importância da Cidadania Política
O Observatório Social do Brasil (OSB), em Toledo, promoveu a Semana da Cidadania, entre os dias 6 e 10 de maio. O tema foi o Voto Consciente. Neste sentindo, a equipe do OSB efetuou diversas falas sobre cidadania, a importância de tirar e/ou regularizar o título de eleitor e a prática da cidadania.
De acordo com a presidente do OSB, em Toledo, Ruth Winterkorn, a Cidadania Política garante o direito à participação na política. “Ou seja: votar, ser votado, organizar e participar de sindicatos, de movimentos sociais e de audiências públicas, etc”.
Ruth salienta que o voto é uma das principais formas de participação política à primeira vista. “No entanto, existem várias possibilidades de exercer a cidadania com a participação social ou a criação de novas estratégias para influenciar decisões políticas e públicas”.
Conforme a presidente do Observatório Social do Brasil, valendo-se da cidadania as pessoas possuem a possibilidade de ser protagonistas, marcando presença em decisões públicas e na fiscalização dos poderes, especialmente a nível municipal. “Esse é o espaço que mais afeta as cidades e a vida das pessoas que nelas habitam”, menciona.
- Plano de Arborização de Toledo passa por revisão e MP quer ajuda da população
- Proteção contra fraudes é enfatizada pelo Cresol na Senef 2024
EXERCÍCIO
Ruth destaca as diversas formas de exercer cidadania no município. São elas:
– Conhecer os Conselhos da cidade e participar de algum deles;
– Participar das reuniões do Orçamento Anual para propor que as necessidades coletivas façam parte do orçamento público municipal;
– Acompanhar as audiências públicas de elaboração do orçamento público para o próximo ano e as de prestações de contas do município;
– Através do acompanhamento presencial das sessões legislativas para monitorar o trabalho realizado pelos vereadores. Também é possível fazer isso de forma online.
Outra sugestão apresentada pela presidente do OSB é acessar os Portais da Transparência da Prefeitura de Toledo e da Câmara de Vereadores. “Pois nesses portais é possível acompanhar as licitações, os gastos, as receitas e outras informações previstas pela Lei de Acesso à Informação”.
Ruth enfatiza que além de participar na elaboração dos orçamentos da Prefeitura e da Câmara, a população precisa acompanhar a correta utilização dos recursos disponíveis. “E pode ser online pelo Youtube se não conseguir comparecer nas sessões e nas audiências públicas”.
JUVENTUDE
A equipe do Observatório Social do Brasil, em Toledo, realizou orientações sobre a Cidadania Política e, durante a Semana da Cidadania, também promoveu uma atividade com uma breve explicação sobre tipos de lixo.
“A ação aconteceu com uma turma de catequizandos de uma Paróquia do município. Nós encontramos três sacolinhas de lixos escondidas em locais improváveis. Ainda, observamos que na Praça Municipal, próxima do local não havia contêiner para lixo útil e muito lixo espalhado pelo chão”, recorda Ruth.
Na oportunidade, ela convida que cada pessoa seja a mudança que você quer para o seu município. “Vote conscientemente e acompanhe a correta aplicação dos recursos públicos”, afirma Ruth ao convidar cada pessoa a participar do
OSB Toledo PR. Mais informações pelo email toledo@osbrasil.org.br e pelo telefone 3055-2025.
Da Redação
TOLEDO