Observatório Social de Foz vence prêmio nacional em votação popular

Por votação popular e aberta ao público na internet, o Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu (OSB – FI) venceu o prêmio nacional de boas práticas da Rede OSB. Foi a terceira conquista do concurso pelos voluntários iguaçuenses, em seis edições anuais.

O tri para Foz do Iguaçu foi obtido com o trabalho “Indicadores: Instrumentos de Boa Gestão e Transparência”, realizado em parceria com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e a NK Consultoria Financeira. A entidade já havia vencido em 2021 e 2019.

Neste ano, o Observatório Social em Foz do Iguaçu concorreu com outros 27 projetos de impacto social, representando cidades brasileiras de várias regiões. Foram quase 20 mil visualizações dos vídeos inscritos, disponíveis para a comunidade votar no trabalho de sua escolha.

São ações e experiências que promovem boa gestão, economia aos cofres municipais e melhoria dos serviços públicos, além de fomentar a participação cidadã no controle social. Replicáveis, essas boas práticas incentivam cidadania, ética, integridade, educação fiscal e transparência.

“É um sentimento de orgulho e responsabilidade, porque obter essa chancela nacional nos move a fazer ainda mais e melhor”, salientou Jaime Nascimento, presidente do Observatório Social em Foz do Iguaçu.

Ele enfatizou a gratidão para a comunidade iguaçuense. “O principal agradecimento é ao morador de Foz do Iguaçu, que demonstrou mais uma vez a sua confiança em nosso trabalho, e às instituições e empresas que colaboraram na mobilização, até abrindo suas portas para nossa equipe”, frisou. “É um prêmio que eleva o controle social da nossa cidade”, pontuou Jaime.

INDICADORES – A coordenadora do Observatório Social em Foz do Iguaçu, Rafaela Buono lembra que a premiação reconheceu a ação que elabora, analisa e divulga indicadores de gestão e de políticas públicas. Esses instrumentos são aliados da transparência e podem ser usados para a boa administração.

“Somos lembrados pelo acompanhamento das contas públicas do município, da análise de editais e pregões”, citou. “Mas a produção de indicadores é fundamental, como esses que elaboramos com a Unila e a NK, pois mostram a quantidade, a qualidade e a incidência de políticas públicas”, expôs Rafaela.

BÚSSOLA – O trabalho vencedor do concurso nacional da Rede OSB inclui o Caderno de Indicadores, parceria do OSB – FI e Unila. São informações socioeconômicas para monitoramento e avaliação de políticas públicas municipais, com dados que vão da qualidade da água ao nível de crescimento econômico.

Os indicadores elaborados com a NK Consultoria mostram o valor das licitações municipais que fica em Foz do Iguaçu, resultando em normas para ampliar a participação de empreendedores locais nos certames. E a plataforma das atividades dos vereadores, que reúne todos os projetos, indicações e requerimentos em um ambiente acessível ao morador.

SEJA VOLUNTÁRIO – O Observatório Social em Foz do Iguaçu acolhe toda pessoa interessada em ser voluntária, bastando não ter filiação político-partidária, modo de manter a isenção da entidade. Profissionais liberais, professores e estudantes podem exercer a cidadania por meio do controle social.

Outra forma de ajudar a manter e ampliar o trabalho dos controladores sociais iguaçuenses é sendo um mantenedor. O OSB – FI não recebe recursos públicos e todas as suas atividades são custeadas por empresas e instituições que se cotizam para colaborar.

FOZ DO IGUAÇU

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.