Observatório Social do Brasil promove Semana da Cidadania
Com a finalidade em desenvolver ações para aproximar a comunidade e a gestão pública, o Observatório Social do Brasil (OSB) promove a Semana da Cidadania. A programação, que iniciou na última segunda-feira (6), segue até esta sexta-feira (10).
As ações visam promover atividades sob as temáticas: Controle Social, Prevenção à Corrupção, Cidadania, Gestão Pública Eficiente, Educação Fiscal e Resgate de Valores Cívicos de Honestidade e Ética na Sociedade.
Em Toledo, a presidente do OSB local Ruth Winterkorn explica que é importante cada cidadão lembrar do seu papel social e colaborar na propagação de boas ações e compromissos coletivos em favor de toda a sociedade.
- Deividy Hadson é o novo treinador do Cascavel Futsal
- 30 anos sem Ayrton Senna: Turistas podem visitar réplica do piloto no Museu de Cera
DIVISÃO
O tema em questão pode ser dividido em cidadania política, cidadania civil e cidadania social. A presidente do Observatório Social do Brasil local menciona que a cidadania política é a garantia de direitos à participação política (votar, ser votado, organização em sindicatos e movimentos sociais, etc.)
Conforme Ruth, a cidadania civil é aquela que garante os direitos relativos a liberdade. “Liberdade de expressão, de locomoção, de credo e outras liberdades individuais”.
E, por última, a cidadania social garante os direitos relativos à dignidade da vida humana. “É aquela cidadania que garante respeito aos direitos humanos, direito ao trabalho, à alimentação, à moradia, ao lazer, à saúde e à educação, etc”, afirma a presidente da entidade.
NORMAS
Cidadania também significa obedecer às leis e às normas que se relacionam com a vida em sociedade e o bem comum. “Por estar intrinsecamente ligada à noção de direitos, a cidadania pressupõe, em que contrapartida, deveres”, destaca Ruth.
Ela cita exemplos de direitos:
– Saúde;
– Educação;
– Moradia;
– Trabalho;
– Previdência social;
– Lazer.
Além disso, são exemplos de deveres:
– Cumprimento das leis;
– Eleição de governantes através do voto obrigatório;
– Serviço militar obrigatório (no caso dos homens);
– Pagamento de impostos.
LIBERDADE
De modo ideal, a presidente do Observatório Social do Brasil em Toledo pondera que a cidadania seria o exercício pleno dos direitos políticos, civis e sociais, em uma completa liberdade participativa no meio social.
Segundo Ruth, não é preciso fazer algo extraordinária para contribuir, basta:
– Respeitar as leis, especialmente as de trânsito;
– Custo dos acidentados para o governo;
– Cuidar do meio ambiente (nascentes, plantas e lixos);
– Cuidar dos bens públicos (não depredar);
– Não praticar corrupção, pois existem três tipos, que muitas vezes não são percebidos como corrupção sistêmica (do sistema – negociatas no campo da política); endêmica (no cotidiano da vida privada – tentar subornar o guardas de trânsito para não ser multada/o) ou deixar de pagar algo que você consumiu e não foi cobrado na hora pagar a conta, etc. Outro tipo de corrupção é a sindrômica. Ela está ligada ao burocratismo, má gestão nas licitações, etc.
Uma ação sobre cidadania é realizada com catequizandos da Paróquia São Cristóvão nesta quarta-feira (8). Ruth salienta que cidadania é um conceito que possibilita uma série de significados que, de modo geral, refere-se a tudo aquilo que está relacionado aos direitos e deveres de uma pessoa ou povo em um território. “A cidadania é a expressão máxima do direito, pois este existe para os cidadãos”, finaliza a presidente do OSB de Toledo Ruth.
Da Redação
TOLEDO
Valores do Observatório Social do Brasil
– Conduta Ética;
– Responsabilidade Social;
– Colaboração;
– Imparcialidade.
Composição da atual diretoria 2022-2024
Ruth Winterkorn – presidente;
Claci Maria Martignoni – vice-presidente;
Luiz Alves de Souza Junior – diretor Administrativo;
Paulo Cesar Tinini – diretor de Assuntos Institucionais e Alianças;
Mara Rigolon da Fonseca – diretora de Produtos e Metodologias;
Rita Bernadete Pasqualli – diretora de Controle Social;
Euclésio Berolini – Conselho Fiscal;
Marco Aurélio Herdina – Conselho Fiscal;
Salete Polonia Borilli – Conselho Fiscal.