Observatório Social do Brasil está “De olho nas eleições” em Toledo

Sendo 2022 ano eleitoral, o Observatório Social do Brasil (OBS) – unidade de Toledo – formou um grupo de trabalho, com o objetivo de preparar o material “De olho nas eleições”.

A vice-presidente do OBS de Toledo, Ruth Winterkorn, explica que o material vai munir os voluntários do Observatório Social do Brasil para conscientizar os eleitores da importância em votar e escolher sempre os melhores candidatos para governar o Brasil, estados, etc. “É uma ação que acontece em todos os anos eleitorais e os voluntários não medem esforços para realizar esse trabalho”.

Ruth salienta que o eleitor deve estar atento ao realizar a escolha do candidato. Outra orientação é não votar em branco ou anular e, principalmente, não vender o voto. “O voto do cidadão é o nosso futuro”, menciona.

POLÍTICA É ‘COISA’ SÉRIA – Mas, o que o eleitor tem a ver com isso? A vice-presidente do OSB de Toledo comenta que caso o cidadão não vote conscientemente não adianta realizar críticas ou reclamações que a Educação, a Saúde ou a Segurança – por exemplo – estão ruins. “Trata-se de uma situação que não trará solução para os problemas de cada setor”.

De acordo com Ruth, o eleitor deve refletir que a Política é importante para o desenvolvimento das ações. “Porém, ela pode se tornar uma ferramenta ruim quando as pessoas se apropriam dela com o objetivo de conseguir vantagens”.

Ela enfatiza que a Política é uma ferramenta boa e ela faz parte da vida da população. “Precisamos que boas pessoas comecem a se envolver e se importar com ela, pois a definição de Política com ética é ‘a arte ou ciência de bem governar’”.

COMPROMETIMENTO – Sendo Política, a arte ou a ciência de bem governar, o eleitor consciente deve buscar candidatos sérios. “Eles devem estar comprometidos com: ética, transparência e combate à corrupção”, comenta Ruth. Ela ainda recomenda que o eleitor faça uma pesquisa sobre o histórico dos candidatos, assim como analise as propostas de cada um com atenção. “Pois quando o eleitor decide em votar em qualquer um as mudanças almejadas dificilmente serão concretizadas”.

A vice-presidente do Observatório afirma que todo voto importa. “Está na ‘hora’ do eleitor dizer o que deseja para o futuro dele. Votar é o primeiro passo. Contudo, só ir às urnas a cada dois anos não adianta”.

Ela explica que o eleitor precisa cobrar, fiscalizar e acompanhar como os representantes eleitos estão gerenciando os recursos públicos, isso se chama controle social.

Conforme Ruth, outro aspecto que o eleitor deve observar é a Fake News. “Antes de acreditar ou compartilhar uma informação, ele deve analisar bem a fonte; deve realizar pesquisas, buscar se informar se o fato é falso ou verdadeiro”, afirma a vice-presidente ao complementar que o eleitor encontra desempenho, avaliações, etc. sobre os candidatos nos sites: ranking dos políticos e https://www.politicos.org.br.

Os membros do OSB Toledo ainda pretendem efetuar palestras em escolas estaduais para as turmas de 2º e 3º anos e associações de bairros, entre outros, a partir de agosto, sobre voto consciente.

As eleições estão marcadas para o dia 2 de outubro, quando os brasileiros vão às urnas para eleger presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno será realizado no dia 30 de outubro.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.