Observatório Social incentiva a participação do jovem na política em Toledo

Votar é um ato cidadão e estimular o exercício da cidadania é uma das missões da Justiça Eleitoral e demais ONGs como o Observatório Social do Brasil. No país, o primeiro voto já pode ser dado a partir dos 16 ou 17 anos de idade, sendo considerado facultativo para essa faixa etária.

A presidente do OBS de Toledo, Ruth Winterkorn, acredita que ainda exista um desinteresse dos jovens entre 16 e 17 anos pela participação na vida democrática. “Tal ação pode ser explicada, de certo modo, pela desconfiança desse público nas instituições políticas tradicionais do País”.

Ruth relata que mesmo não sendo obrigatório para os menores de 18 anos, o voto é um instrumento de participação popular nos destinos do Brasil e os jovens estarão contribuindo para a construção de um país mais justo e próspero. “O que será benéfico para todos”, afirma.

A presidente do Observatório Social do Brasil, em Toledo, ainda analisa que a participação dos jovens na política é importante, porque abre novos horizontes para compreender como e em cada contexto histórico e cultural a própria política pode ser reinventada.

PROTAGONISTAS – Ruth salienta que os jovens são protagonistas no cenário político brasileiro. “Muitos deles participam ativamente dos movimentos e instituições que buscam melhorar as condições de vida da população do Brasil”, destaca.

Ela explica que a política envolve, em sua essência, a representação. “E os novos eleitores não têm a obrigação de votar, mas ao optarem por isso, já iniciam sua participação na democracia do país. Os jovens são considerados protagonistas de mudanças essenciais na sociedade há muito tempo”, revela.

ENGAJAMENTO – A presidente do Observatório pondera que diversos aspectos inerentes à juventude fazem com que essa esperança esteja presente. Ela cita como exemplos: capacidade de engajamento, na abertura às novidades, motivação e persistência, o exercício da liberdade e a transformação pela educação são os principais deles.

Segundo Ruth, o avanço tecnológico facilitou bastante a obtenção de informações sobre os candidatos, inclusive para realizar o alistamento eleitoral (tirar o primeiro título de eleitor), que pode ser feito pela internet. Ela informa que o prazo para tirar o primeiro título é 8 de maio de 2024.

MUDANÇAS – A presidente do OSB de Toledo menciona que o voto facultativo para jovens de 16 e 17 anos foi aprovado na Constituição Federal de 1988. “Mas só temos acesso aos dados obtidos a partir de 1992, quando o total de eleitores correspondente a essa faixa etária alcançou 3,2 milhões”, destaca Ruth.

A presidente do Observatório Social do Brasil enfatiza que votando o jovem participa de um processo que objetivar influenciar mudanças sociais positivas e contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária para a população.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.