Oficina cultural gratuita em Toledo convida migrantes a pensar a cidade e seus espaços

O projeto “Do Não Lugar ao Lar: fragmentos em colagem como referência afetivo-espaciais” se inicia no próximo domingo (23) durante a programação da II Semana do Migrante, à partir das 14h30 na Embaixada Solidária Toledo. Com oficina cultural orientada pela artista visual Isabel Gutierrez e a arquiteta urbanista Renata Bussata, a atividade promove um momento de resgate das memórias afetivas através de um processo criativo com colagem. As vagas são gratuitas e sem necessidade de inscrição prévia, e a atividade é voltada a jovens e adultos migrantes de 12 a 60 anos.

A oficina cultural irá promover, no total, três encontros para diálogos e impressões, com objetivo de buscar, na ótica dos migrantes que vivem em Toledo, suas perspectivas sobre a cidade, o território, seus espaços construídos e suas maneiras de interação, encorajando os participantes a criarem seus lugares ideais, a partir de suas vivências locais  e suas identidades natais. As oficinas e suas experiências resultarão em um exposição, com data e local a definir, dando protagonismo aos participantes e às suas visões e perspectivas de território. “A prática da colagem é uma forma criativa e poderosa de expressão artística que pode se tornar uma valiosa ferramenta terapêutica, especialmente para migrantes que enfrentam desafios emocionais e psicológicos ao se adaptar a novos ambientes e culturas.” Explica Isabel Gutierrez, a artista ministrante da oficina, que é cubana e migrante residente de Toledo há pouco mais de um ano, e que conhece de perto os sentimentos do processo migratório.

Para além do universo artístico, o projeto objetiva ainda fornecer referências sobre as necessidades que os migrantes têm em relação aos espaços construídos neste território, especificamente, às suas necessidades em relação às casas e aos espaços de encontro nas cidades. Para Renata Bussata, arquiteta e urbanista responsável no projeto, este tipo de ação além de mesclar duas instituições que são movidas por soluções de bem estar social, como o CAU-PR e a Embaixada Solidária, ainda amplia possibilidades: “O projeto “Do Não Lugar ao Lar” sensibiliza, informa, educa e difundi conhecimentos com vista ao desenvolvimento, modernização e fortalecimento da Arquitetura e Urbanismo, além de contribuir com o trabalho da Associação Embaixada Solidária em relação ao atendimento das necessidades dos migrantes pertinentes ao ambiente construído tanto na escala da habitação quanto da cidade.” explica Renata.

OFICINA CULTURAL GRATUITA EM TOLEDO

A colagem é considerada uma expressão artística que resulta da sobreposição de imagens físicas retiradas de revistas, livros, fotografias e impressos no geral, ou digitais, feitas através de processos gráficos de computador. E é também considerada terapia, pois o processo de recorte e colagem proporciona ao sujeito um momento de concentração, interação com o material, e transformação que cria uma imagem ou representação artística, a partir de outras imagens e representações.

SEMANA NO MIGRANTE

A Semana do Migrante iniciou no dia 15/06 e vai até 26/06 com programação ampla e gratuita. O evento está em sua segunda edição, é realizado pela Embaixada Solidária Toledo com apoio da Secretaria de Cultura de Toledo e do Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo. A programação do evento que homenageia o dia do refugiado – 20/06 –  e o dia nacional do migrante – 25/06 – pode ser acessada através do link:

https://www.instagram.com/p/C8FutTaPXQz/?igsh=MWpiZG9weDBjanYwdw==

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.