Oficina de dança circular une arte e cultura

No domingo (29), Novo Sobradinho foi palco da 1ª Oficina de Dança Circular. O evento, que marcou a inauguração do Festival de Danças Circulares Gira Sol, recebeu mais de 30 participantes em uma tarde repleta de arte, cultura e conexões.

A organizadora da ação, Solange Mascarello, relata que foi um momento muito especial: “um sonho que agora se concretiza”.

O evento iniciou com um discurso da organizadora, complementado pela apresentação da história e dos fundamentos da dança circular. Em seguida, Solanger coordenou a prática, com auxílio das focalizadoras: Jane Lawder; Norma Albarelo; Ainda Torri; Márcia Mendes; Elisabete Schneider e Viviane de Moraes. Os participantes dançaram em roda, seguindo as orientações.

Para a bancária aposentada Hildegard Ursula I. Kukowitsch, a oficina foi um sucesso total. “Pessoas que se encontram, que sorriem, que trocam energias, e você só vê pessoas alegres”, afirma logo após a oficina. A focalizadora e fonoaudióloga Jane concorda que o dia foi maravilhoso. “Foi uma alegria estar em conexão com todas essas pessoas”, conta.

Após as danças no espaço interno e na área externa, os participantes receberam um café da tarde, em um momento de confraternização. “O feedback foi muito positivo. Elogiaram bastante a organização, mas o destaque ficou para as trocas de experiências, a alegria compartilhada e a energia vibrante que marcou cada momento”, relata Solanger.

A dançarina Izabel Gimenez, por exemplo, homenageou o Festival por meio de uma poesia:

“Sob o céu muito azul

Em meio à natureza

As mulheres dançaram

E celebraram um sonho há muito sonhado.

De mãos dadas sentiram a música e na roda rodaram.

A alma planou livre enquanto os corpos se moviam.

Na tarde de domingo, o riso se soltou, a emoção transcendeu e o encantamento se fez.”

PARCERIAS – A organizadora enfatiza que essa realização só foi possível graças ao apoio de tantas pessoas que caminham ao seu lado. “Quero também expressar minha gratidão aos participantes, que chegaram com tanta energia, entrega e entusiasmo, tornando este momento ainda mais especial; às focalizadoras, cujos talentos e dedicação foram fundamentais; e um agradecimento especial aos nossos patrocinadores, Borrachas Vipal e FM Pneus, que nos ajudaram a dar vida a este projeto”, complementa.

SOBRE O FESTIVAL – O Festival de Danças Circulares Gira Sol promoverá a dança como uma ferramenta para unir pessoas e gerar conexões, além de valorizar a cultura nacional, estimular a expressão corporal e fomentar atividades culturais. O evento está na primeira edição e ocorrerá em Toledo (PR), com coordenação da focalizadora Solanger Mascarello. Ao todo, serão realizadas 09 oficinas gratuitas, um encontro aberto e o Festival, com dois dias de duração. A ação é realizada por meio da Lei Federal de incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com patrocínio da Vipal e FM Pneus e realização da Gira sol Danças Circulares, Ministério da Cultura e Governo Federal Brasil – União e Reconstrução. A organizadora, Solanger Mascarello, está disponível para entrevistas.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.