Opep prevê aumento de demanda por petróleo e maior produção no Brasil em 2025
Por Isabella Pugliese Vellani
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) prevê um aumento de demanda por petróleo no Brasil no primeiro trimestre de 2025, por conta do crescimento econômico “saudável contínuo”, liderado por uma forte atividade agrícola e de manufatura, segundo relatório mensal publicado nesta terça-feira, 12. Ainda, no documento, o cartel projeta aumento na produção da commodity em território brasileiro no quarto trimestre de 2024.
De acordo com a organização, a perspectiva para o crescimento da demanda por petróleo vê o combustível de transporte se expandindo mais, seguida por diesel e matéria-prima petroquímica Espera-se que o aumento alcance 136 milhares de barris por dia (bpd) ao ano.
A Opep diz ainda que a produção brasileira em setembro se recuperou das baixas registradas anteriormente e atingiu o maior nível desde fevereiro deste ano, mas que ainda foi afetada “por problemas operacionais”.
Para 2025, o fornecimento de líquidos do Brasil, incluindo biocombustíveis, deve aumentar 200 mil bpd, para uma média de 4,4 milhões de bpd, de acordo com o cartel.
PIB
No mesmo relatório, a Opep elevou a perspectiva de avanço do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2024 e em 2025. O crescimento previsto é de 2,9% para este ano, um avanço ante o 2,5% do mês anterior.
Para 2025, a projeção de alta do PIB brasileiro foi revisada de 1,9% para 2,1%.
A organização justifica a melhora na expectativa por conta da força contínua da economia brasileira, com elevados gastos internos e aumento dos salários reais.
Para 2025, a organização cita que as políticas monetárias restritivas e incertezas em torno da inflação devem desacelerar, “mas a dinâmica de crescimento deve continuar em um ritmo robusto”.
DO ESTADÃO CONTEÚDO