OSB de Toledo promove ações de cidadania
Ser um cidadão consciente e exercer a cidadania é saber quais são os seus direitos e deveres para participar ativamente das decisões políticas e sociais que tem consequência na vida de todos. O Observatório Social do Brasil propôs aos filiados a Semana da Cidadania.
Duas datas chamam a atenção no começo deste mês:
– 05 de dezembro comemora-se o Dia Internacional do Voluntariado;
– 09 de dezembro comemora-se o Dia Internacional do Combate a Corrupção.
Considerando as sugestões do OSB, a unidade de Toledo realizou diversas atividades no decorrer da semana.
Segundo a presidente do OSB, unidade de Toledo, Ruth Winterkorn, juridicamente, cidadão é o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado. “Em um conceito mais amplo, cidadania quer dizer a qualidade de ser cidadão, e consequentemente sujeito de direitos e deveres”.
Com isso, falas sobre cidadania foram repercutidas para a sociedade. Os membros do Observatório Social do Brasil também distribuíram folhetos abordando a temática, na Praça Willy Barth. Ruth disse que os materiais tratavam os direitos e os deveres dos cidadãos.
Os direitos sociais são aqueles que garantem e protegem a qualidade de vida e dignidade do cidadão. Estão previstos no art 6º da Constituição Federal:
– Educação;
– Saúde;
– Alimentação;
– Trabalho;
– Moradia;
– Transporte;
– Lazer;
– Segurança;
– Previdência social;
– Proteção à infância e à maternidade;
– Assistência aos desamparados
Já os deveres do cidadão, além de poder cobrar do Estado o cumprimento dos direitos, é preciso ser um cidadão que cumpra com os seus deveres.
São os principais deveres do cidadão brasileiro:
– Participar das eleições escolhendo e votando nos seus candidatos;
– Estar atento ao cumprimento das leis do Brasil;
– Pagar os impostos devidos;
– Participar da escolha das políticas públicas;
– Respeitar os direitos dos outros cidadãos;
– Proteger o patrimônio público;
– Proteger o meio ambiente.
Conforme Ruth, “o Estado, que corresponde ao governo de um povo, é o responsável por prover aos cidadãos seus direitos e através da arrecadação (impostos) deve retribuir em serviços ao seu povo”.
INTEGRIDADE – Na primeira quinzena de dezembro, o Observatório Social do Brasil, unidade de Toledo, ainda promoveu o Teste de Integridade. A atividade foi realizada na Praça Willy Barth. A presidente da entidade explica que um carrinho de picolés foi colocado na praça. O sistema era “Pegue e Pague” e com o investimento de R$ 1,00. Em um sábado de tarde, 100 picolés foram disponibilizados e 70 foram adquiridos. “Apenas uma pessoa, supostamente morador (a) de rua não pagou pelo produto”.
Ela complementa que “integridade é uma característica de plenitude moral, cujos indivíduos conseguem ser totalmente honestos e éticos, sem abrir mão dos seus valores”, menciona Ruth ao acrescentar que o objetivo da atividade foi gerar reflexão entre as pessoas que por lá transitavam sobre: ética, honestidade e integridade.
COMO POSSO SER VOLUNTÁRIO? Qualquer cidadão, entidade, empresa e clubes de serviço podem ser voluntários do Observatório Social do Brasil, unidade de Toledo. Se você estiver interessado pode entrar em contato no endereço: Largo São Vicente de Paulo, 1333, 6º andar – sala 63; pelo telefone (45) 3055-2025 ou email: toledo@osbrasil.org.br. Mais informações na rede social www.facebook.com/observatoriosocialtoledo.
Da Redação
TOLEDO