Outubro Rosa: chefe da 20ª Regional de Saúde de Toledo reforça importância da campanha
O Outubro Rosa reforça que todas as mulheres são especiais, precisam fazer os exames e cuidar do corpo e da mente. O mês envolve diversas ações de combate e prevenção. Levar a informação e quebrar tabus é primordial quando o assunto é salvar vidas.
Nos 18 municípios da área de abrangência da 20ª Regional de Saúde, um dos focos da campanha deste ano é levar ainda mais informação para que todas as mulheres façam os exames. “Em termos de Outubro Rosa, considerando que as ações se iniciam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), as quais estão sob gestão dos municípios, aumentamos o aporte de material informativo e de divulgação distribuído aos municípios, sobre o tema, o aporte de materiais para coleta de exames citopatológicos (preventivos do câncer do colo uterino)”, explica o diretor da 20ª Regional de Saúde, Fernando Pedrotti.
Para Pedrotti, as ações das campanhas na área da saúde são primordiais no que tange a saúde preventiva. “A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aumentou em 30% o aporte de recursos e a disponibilização de exames para os meses de outubro, novembro e dezembro (mamografias e exames de coleta de citopatológico)”.
PARANÁ ROSA – A Sesa promove a 6ª edição da campanha Paraná Rosa. A ação estadual integra o movimento internacional de conscientização, combate, prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero. O objetivo é ampliar o acesso a exames e promover a saúde feminina de forma integral.
Neste ano, ocorreu o aumento em 30% do repasse para realização dos procedimentos que rastreiam o câncer de colo de útero e de mama durante nos meses de outubro, novembro e dezembro. O valor pago pelo Estado aos prestadores, que em junho de 2024 foi de cerca de R$ 1,3 milhão ao mês, subirá para R$ 1,8 milhões mensais. Com isso, o volume de exames citopatológicos – que atualmente é de 61,5 mil procedimentos ao mês, passará para 79,9 mil. Já para a mamografia, o quantitativo é de aproximadamente 12,1 mil ao mês, passará para aproximadamente 15,4 mil exames disponibilizados.
SINAIS DE ALERTA – Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) é importante que as mulheres estejam sempre atentas aos sinais e sintomas suspeitos do câncer de mama: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
DADOS – Conforme dados apurados pelo INCA, no Brasil, o câncer de mama é o câncer mais incidente em mulheres. Estima-se que surjam neste ano 73,6 mil novos casos da doença. No Paraná, o número pode chegar a 3,4 mil. Já o câncer do colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente, correspondendo à quarta causa de morte de mulheres. Para o ano de 2024, são estimados 790 novos casos desta doença no Estado.
Entre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (neoplasias, doenças cardiovasculares, diabetes e doenças respiratórias crônicas), o câncer foi a principal causa de mortalidade prematura em 2023 no Paraná – óbitos ocorridos em pessoas entre 30 a 69 anos –, ultrapassando as doenças cardiovasculares. O câncer de mama ocupou a primeira posição dentre as causas de mortalidade por câncer em mulheres entre 2019 e 2023.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da AEN
Jantar Outubro Rosa Sintratol
Em apoio ao movimento Outubro Rosa o Sindicato das empresas de Transportes Rodoviários de Cargas de Toledo (Sintratol) irá promover um jantar especial de conscientização e celebração da força das mulheres. Será uma noite de encontro, troca de histórias e apoio mútuo. O evento acontece na data de 17 de outubro, às 18h, no Sest Senat Toledo. O traje é casual com um toque de rosa.