Pacto pela Inovação: Toledo amplia robótica e tecnologia na educação pública

Estimated reading time: 3 minutos

Dentro do evento Paraná Mais Cidades, realizado em Foz do Iguaçu, o prefeito Mario Costenaro aderiu ao projeto Pacto pela Inovação. A iniciativa é da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e tem como objetivo incentivar o desenvolvimento tecnológico e a disseminação da cultura da inovação nos municípios. A adesão possibilita que as cidades avancem em estratégias para transformar suas gestões, fortalecer o ecossistema local de inovação e qualificar jovens em áreas como programação, robótica e informática.

“O projeto permite a ampliação dos serviços ofertados pela rede pública municipal de ensino de Toledo”, comenta o prefeito. Atualmente em torno de 12 mil alunos são atendidos por aulas de robótica.

“Nosso principal objetivo é tornar Toledo uma cidade cada vez mais inteligente, com serviços públicos mais ágeis e eficientes em todas as áreas e não apenas na Educação”, reforça Mario Costenaro.

O secretário estadual da Inovação, Alex Canziani, destaca que a iniciativa busca garantir que todos os municípios, independentemente de seu porte, tenham acesso a um processo estruturado de inovação.

O pacto pela inovação ainda envolve a Jornada da Inovação, que orienta os municípios a seguirem um conjunto de ações voltadas para a estruturação de políticas públicas e investimentos no setor. Entre as recomendações estão a criação de fundos e conselhos municipais de ciência, tecnologia e inovação, além da implementação de iniciativas que incentivem a modernização das administrações municipais.

Com a adesão das novas prefeituras, os municípios passam a contar com o suporte da Secretaria Estadual da Inovação para estruturar políticas públicas voltadas ao setor e facilitar o acesso a recursos estaduais. Uma das iniciativas para ampliar esse suporte foi a sanção da Lei nº 22.107/2024, que destina parte dos recursos do Fundo Paraná diretamente para os fundos municipais de ciência, tecnologia e inovação, eliminando trâmites burocráticos como a necessidade de convênios.

A nova legislação possibilita que os recursos sejam repassados de forma mais rápida e eficiente, garantindo que os municípios tenham acesso a investimentos estratégicos para fomentar o ecossistema de inovação local. Para se habilitarem ao recebimento dos recursos, as prefeituras devem atender aos critérios da Lei Estadual de Inovação (nº 20.541/2021), que incluem a criação de um conselho municipal de ciência, tecnologia e inovação e a formulação de políticas públicas específicas para o setor.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.