Paraná conquista 15 medalhas de ouro nas Paralimpíadas Escolares de 2023
Foram 44 medalhas no total: além do ouro, a delegação trouxe 16 pratas e 13 bronzes no basquete, bocha, badminton, tênis de mesa, atletismo e natação. Competição foi disputada 1,8 mil crianças e jovens com deficiência de 27 unidades federativas.
Os atletas paranaenses conquistaram 15 medalhas de ouro, 16 de prata e 13 de bronze nas Paralimpíadas Escolares 2023, realizada em São Paulo e encerrada neste domingo (03). A etapa nacional da competição, disputada por crianças e jovens, é realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e reuniu nesta edição 1,8 mil atletas das 27 unidades federativas, disputando 13 modalidades.
Formada por 100 pessoas, entre atletas e comissão técnica, a delegação paranaense disputou nas modalidades de basquete (4 atletas), bocha (1 atleta), badminton (2 atletas), tênis de mesa (4 atletas), atletismo (37 atletas) e natação (18 atletas). As 44 medalhas vieram em cinco modalidades.
Margarete Gasperin, chefe da delegação, disse que o Paraná está no caminho certo, com o número de participantes aumentando a cada ano, por meio do trabalho dos professores. “A natação, por exemplo: em 2022 participamos com seis atletas e neste ano tivemos 18 nadadores. Em outras modalidades, como bocha, tênis de mesa e badminton, conseguiram medalhas neste ano”, disse.
As Paralimpíadas Escolares tiveram a sua primeira edição em 2009. Talentos do paradesporto brasileiro já passaram pela competição, como os velocistas Alan Fonteles, ouro em Londres 2012, Verônica Hipólito, prata no Rio 2016, Petrúcio Ferreira, recordista mundial nos 100m (classe T47), o nadador Talisson Glock, prata no Rio 2016, o jogador de goalball Leomon Moreno, prata no Jogos de Londres e bronze no Rio 2016, a mesatenista Bruna Alexandre, bronze no Rio 2016, entre outros.Confira a lista parcial das conquistas dos paranaenses:
Atletismo (6 ouros, 10 pratas e 5 bronzes)
Joana Cristina Ferreira de Souza de Oliveira (2 pratas e 1 bronze)
Renata Bonifácio (3 ouros)
Pedro Angelo (1 ouro e 2 pratas)
Talissom Júlio (1 prata)
Thayná (1 ouro e 1 prata)
Stefane Moreira dos Passos (1 bronze)
Stéfany Oliveira da Silva (1 bronze)
Mateus José Paixão de Souza (1 Prata)
Maria Gabriele Vicente Alves (1 ouro, 1 prata e 1 bronze)
Juan Pablo da Silva (1 bronze)
Celso Henrique Alves Fernandes (2 pratas)
Badminton (3 ouros e 1 bronze)
Pamela Regina Guerli Ribeiro (2 ouros)
Carlos Eduardo Alves da Silva (1 ouro e 1 bronze)
Natação (5 ouros, 5 pratas e 4 bronzes)
Emanuele Victoria Sá de Araújo (5 ouros)
Ana Cristina de Freitas (3 pratas)
Rafael Borges Lima (1 bronze)
Bianca Lubian (1 prata e 3 bronzes)
José (1 prata)
Bocha (1 ouro)
Luan Gabriel Rega Rodrigues (1 ouro)
Tênis de Mesa (1 prata e 3 bronzes)
Julia Raissa Couto (1 prata e 1 bronze)
Allan Gabriel Dantas Santana (2 bronzes)
GINÁSIO DO TARUMÃ – Outro destaque do fim de semana do Esporte no Paraná foram as finais da Liga Metropolitana de Handebol, disputadas no Ginásio do Tarumã, um dos principais espaços esportivos pertencente ao Governo do Paraná. Após 9 meses de competição, o torneio conheceu os campeões nos naipes masculino e feminino.
Na primeira decisão do feminino, São José dos Pinhais bateu Campo Largo por 28 a 21, coroando o trabalho da equipe, que chegou em ambas as finais. No masculino, São José dos Pinhais acabou derrotado pelos agora tricampeões da Escola Paranaense de Handebol. O placar foi 29 a 13.
O Tarumã vai encerrar o ano com 58 eventos esportivos de finais de semana, com público total atendido acima de 100 mil pessoas entre dirigentes, público em geral e atletas.
Da AEN