Paraná e Alemanha: é assinada declaração conjunta de novas parcerias sustentáveis

A Assinatura de Declaração Conjunta de Intenções sobre Cooperação Bilateral entre o Estado Mecklenburg-Vorpommern, Alemanha e Estado do Paraná, ocorreu durante o Fórum III de Desenvolvimento de novas parcerias sustentáveis entre Mecklenburg Pomerânia Ocidental e Brasil. A ato foi realizado na última quinta-feira (4) no Palácio do Iguaçu – em Curitiba – com a participação virtual de algumas autoridades.

A Declaração Conjunta de Intenções sobre Cooperação Bilateral visa criar condições gerais para a manutenção regular de contatos e a promoção da cooperação entre as partes com base no benefício mútuo e na reciprocidade. As discussões tiveram início em Toledo, durante o Seminário Agenda para o Desenvolvimento Regional Sustentável – realizado em janeiro deste ano.

O documento foi assinado vice-governador do Estado do Paraná, Darci Piana, e o chefe da Chancelaria do Estado Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental,

Patrick Dahlemann. As áreas de cooperação previstas na Declaração Conjunta envolvem energias renováveis, tecnologia ambiental, economia circular; além de compartilhar conhecimento e experiência sobre energias renováveis, hidrogênio verde, soluções energéticas a partir de resíduos, tais como produção de biogás e produção de biometano; cultura, educação, esportes e parcerias com cidades.

O OESTE FOI BERÇO – O Seminário – promovido em Toledo em janeiro de 2023 – teve por objetivo apresentar o Programa Oeste Sustentável – projeto que envolve gestão, tratamento e transformação dos dejetos e resíduos das atividades agropecuárias e das agroindústrias localizadas no Oeste do Estado do Paraná. Na ocasião, estiveram reunidos vice-governador do Paraná, Darci Piana, secretários estaduais, além de dirigentes de organismos técnicos de Estado ligados à questão ambiental e fomento econômico, secretário do Estado Mecklemburg da Alemanha Patrick Dahlemann – entre outros representantes de órgãos de governo, agências bilaterais e de cooperação, empresários ligados às soluções ambientais e energias renováveis – além de autoridades locais, regionais, empresários e interessados no setor.

O público presente no Seminário teve a oportunidade de conhecer o cronograma, as fases de implantação do Programa Oeste Sustentável e a proposta de cooperação alemã na sua estruturação e financiamento.

O Seminário foi realizado pelas cooperativas de energias renováveis e saneamento rural Ambicoop e Coopersan, com o apoio da Prefeitura de Toledo e outros órgãos ligados ao desenvolvimento regional. Segundo o administrador executivo da Me Le Biogás Brasil e diretor executivo da Copersan Neudi Mosconi, o evento foi uma proposta inicial de um trabalho que está em desenvolvimento há mais de quatro anos.

A TRATATIVAS INICIAIS – Durante o Seminário Agenda para o Desenvolvimento Regional Sustentável – realizado em janeiro deste ano em Toledo – o secretário do Estado Mecklemburg da Alemanha, Patrick Dahlemann, salientou o interesse por parte de todos os envolvidos.

“O tema proteção do clima diz respeito a todos. O governo da Alemanha tem metas climáticas e padrões ambiciosos, muita tecnologia e nohaal nessa área. Através dos projetos queremos melhorar a proteção do clima na região e combinar o desenvolvimento econômico, agregação de valor de modo que todos se beneficiam e a qualidade de vida das pessoas também melhorem”, destacou Dahlemann na ocasião.

Na época, o secretário do Estado Mecklemburg da Alemanha também pontuou que a agricultura é a principal atividade econômica do Estado e muitas pessoas trabalham no setor. Contudo, ele acrescentou que a agricultura cria desafios e um deles é todos os dejetos da produção de suínos e como eles podem ser aproveitados na geração de biogás e transformado em hidrogênio verde e outros produtos que podem ser exportados para a Alemanha. Ele reforçou que todos podem se beneficiar com a parceria.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.