Páscoa movimenta comércio e gera expectativa positiva

A Páscoa não movimenta apenas o mercado dos chocolates e dos pescados e frutos do mar. O comércio também se prepara a data festiva e aposta nas vendas. A contratação de mão de obra temporária não gera impacto como no fim do ano – exceto para aqueles que atuam em segmentos especializados como indústrias de chocolates e lojas do ramo.

Neste ano, a Páscoa será no dia 9 de abril. Contudo, a preparação, inclusive do comércio, teve início já faz tempo. Vitrines decoradas, lives promocionais, cestas prontas para comercialização e para sorteios, ofertas de produtos para presentear entes queridos, programação do setor gastronômico, entre outras inciativas tendem a fomentar a economia local.

“As vendas do comércio sempre aquecem, pois famílias se unem, a confraternização acontece”, afirma a vice-presidente de Comércio e Serviços da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Francielle Rezzadori de Souza. “Além disso, acontece uma intensa movimentação em mercados e lojas específicas de chocolates”, acrescenta ao salientar a importância da data.

PREPARAÇÃO PARA ATENDER A DEMANDA – Para melhor aproveitar a data, os comerciantes apostam na decoração das vitrines, logísticas de atendimento, opções de produtos, além de promoções. “Os lojistas procuram organizar seus presentes que lembram Páscoa. Eles organizam vitrines, treinam colaboradores, enfim, sempre procuram se preparar para uma data que movimenta mais o comércio”, comenta Francielle ao mencionar que cada empresa aproveita a data da melhor maneira.

A vendedora de uma loja de confecção e artigos para presente, Eliane Lima, cita que um dos atrativos é apostar em promoções e na montagem de cestas. Ela comenta que os preparativos como a compra de produtos específicos para a data acontecem com antecedência. “As compras geram são feitas no ano anterior, tudo para que tenha estoque e opção. O estudo da montagem da vitrine também acontece antes para que sempre seja algo novo e mais atrativo ao cliente”.

COMÉRCIO FOCADO – Cada comerciante, para melhor aproveitar a data comemorativa precisa ser criativo em relação a venda dos produtos. “Geralmente, as roupas que são adquiridas neste período acabem sendo para uso próprio, ou seja, o cliente aproveita para comprar o artigo com desconto – proveniente da Páscoa – não tanto com o intuito de presentear alguém, mas para ele mesmo. Já os itens decorativos são visados para integrar as cestas ou os chocolates que serão entregues como presente de Páscoa”, explica a vendedora.

Eliane ainda relata que as cestas de Páscoa são grandes atrativos. “Existem aqueles que gostam de comprar item por item para montar a cesta, porém, notamos também uma elevada demanda que prefere tudo pronto, por isso, buscam as cestas já montadas, embalada, decorada, prontinha para ser entregue”, aponta.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.