Paulistano na Super 8 e primeira Mega Rodada da Virada
A Mega Rodada da Virada de quarta-feira (27) do NBB Caixa foi demais! O embate por um lugar na Copa Super 8 se acirrou ainda mais, com o Paulistano garantindo sua vaga e restando três em disputa para cinco times. Além disso, teve partida que o cestinha anotou 30 pontos e seu time saiu derrotado, muitos lances empolgantes de tocos, enterradas e bolas de três. Como se não bastasse, até o governador em exercício do estado de São Paulo foi prestigiar a rodada. E foi só a primeira, sexta-feira tem outra para fechar o ano com chave de ouro.
O primeiro jogo da Mega Rodada da Virada foi entre Paulistano e Mogi Basquete, no ginásio do Morumbi. A equipe do interior vem na última colocação, mas tem vendido muito caro suas derrotas. Já o Paulistano estava na quinta colocação e uma vitória significaria a classificação à Super 8 com uma rodada de antecedência. Dito e feito, com a equipe da capital paulista considerável nos dois primeiros quartos e administrando o marcador até o final para vencer por 92 a 78. Dessa forma, o Tigre conquistou seu 12º triunfo no NBB CAIXA 2023/24 e com a matemática a seu favor, garantiu-se ao final do primeiro turno entre as oito melhores equipes da competição, subindo seu aproveitamento para 70,6%.
O ala Gui Abreu foi um dos destaques da partida, sendo o segundo maior cestinha da partida, com 14 pontos e 18 de eficiência. Ficou atrás apenas de seu companheiro de time, o ala/armador Ferreyra, com 18 pontos.
DISPUTAS PELO G8 – O Fortaleza Basquete Cearense venceu em casa o Cerrado Basquete por 87 a 76. Isso fez com que o Carcalaion retornasse ao grupo do G8 que dá a vaga para a Super 8. A equipe nordestina fez sua parte e contou com o tropeço do Coop/São José Basketball para tomar a oitava colocação. Ambos têm 56,3% de aproveitamento, com nove vitórias e sete derrotas, mas o Fortaleza leva vantagem pelo confronto direto, pois venceu o Sanja fora de casa, na segunda rodada. Ao Cerrado, o consolo de ter o pivô Andrezão como cestinha com 21 pontos. A equipe do Distrito Federal ocupa a 17ª colocação.
Já o Unifacisa precisava da vitória contra o BRB/Brasília para continuar na sexta colocação e depender apenas de si para classificar-se à Super 8. Assim, a construção da vitória veio em noite de 23 bolas de três na partida, com o cestinha sendo o ala do Brasília, Alaekwe, com 30 pontos. Pelo lado do Jack, o ala/pivô Rachel fez sua maior pontuação em um jogo do NBB Caixa, com 24 pontos e o armador Solanas teve 4 bolas de três pontos, entre os 15 que anotou. O placar foi de 93 a 69 para o time de Campina Grande, que tem 62,5% de aproveitamento, com dez vitórias em 16 jogos e se manteve invicto em casa.
O Corinthians se complicou na missão de buscar uma vaga na Super 8 com a derrota, em casa, para o R10 Score Vasco da Gama por 78 a 80. O time carioca encerrou sua participação no primeiro turno com 13 vitórias em 18 partidas (72,2%) e será, no mínimo, quarto lugar, o que significa que garantiu mando de quadra na primeira rodada da Copa. Já o Timão está em décimo, com oito vitórias em 16 jogos (50%), é o último da classificação que ainda tem chances, no entanto precisará de combinações de resultados para entrar.
SÃO PAULO