História de serviço ao povo do Paraná: PCPR celebra aniversário de 171 anos

Com a missão de conduzir investigações criminais de forma eficiente e exercer as atribuições de polícia judiciária do Estado, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) celebrou, neste sábado (28), seu aniversário de 171 anos de história e de prestação de serviços aos paranaenses.

A PCPR nasceu junto com o Estado do Paraná. O decreto que instituiu o cargo de chefe de polícia foi assinado pelo imperador Dom Pedro II em 28 de setembro de 1853, antes mesmo da emancipação que separou o território paranaense de São Paulo, em 19 de dezembro do mesmo ano. Naquela época, a instituição detinha várias funções além das atribuições policiais, como o controle de animais nas ruas e a aplicação de multas, por exemplo.

Hoje, a Polícia Civil é responsável por exercer as atividades investigativas e pelo registro de identificação civil, sendo essencial para a garantia da segurança pública em âmbito estadual. A instituição atua para atender ao interesse público, seguindo padrões éticos e tendo como um de seus deveres a promoção e defesa dos direitos humanos.

“Desde a fundação da PCPR, cada policial tem sido fundamental para construir uma instituição que hoje é sinônimo de excelência e profissionalismo. Nosso compromisso é atingir a mais alta excelência técnica, oferecer um atendimento verdadeiramente humanizado, aplicar as mais avançadas técnicas de inteligência e combater o crime organizado com eficácia. Embora ainda tenhamos desafios pela frente, tenho plena confiança na coragem e na determinação de nossos policiais civis para superá-los e continuar fazendo a diferença na vida dos paranaenses”, destaca o delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach.

Nos últimos anos, os investimentos estaduais e o empenho dos policiais fizeram com que a PCPR se tornasse referência nacional. Em 2019, a gestão elaborou e publicou seu planejamento estratégico, definindo como missão tornar a Polícia Civil do Paraná reconhecida nacionalmente pela excelência na investigação criminal. Em 2021, a instituição deixou de ser responsável pela custódia de presos, permitindo que os policiais se dedicassem exclusivamente às atividades de polícia judiciária.

No ano de 2022, aconteceu a maior contratação de delegados da história da instituição. Nesse mesmo período, foi lançado o programa PCPR na Comunidade, que já atendeu mais de 207 mil pessoas em situação de vulnerabilidade em 123 municípios paranaenses ao longo de 266 edições. Em 2023, as 161 comarcas do Estado passaram a contar com a presença de delegados e também foram instituídas as 13 Centrais Regionais de Flagrantes, que modernizaram o atendimento à população e otimizaram o uso do efetivo policial.

No ano em que completa 171 anos de sua criação, a PCPR atingiu números significativos no combate ao crime. De janeiro a agosto, foram deflagradas 416 operações de repressão ao crime organizado. Além disso, o índice de solução de feminicídios foi de 98% e o de solução de homicídios foi de 80%, no mesmo período.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.