PCPR inaugura Delegacia da Mulher e Posto de Identificação em Foz
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) inaugurou a nova sede da Delegacia da Mulher e do Posto de Identificação em Foz do Iguaçu na sexta-feira (8). O novo espaço fica na Avenida Jorge Schimmelfeng, 849, no centro da cidade. A mudança faz parte de um convênio da PCPR com a Itaipu Binacional.
A demolição do prédio antigo e a construção da nova estrutura totalizaram um investimento de R$ 3.507.641,12. O local de 657,12 metros quadrados é propriedade do Governo do Estado. O novo prédio traz melhorias no atendimento ao público e na prestação de serviços e, também, contribui para o desempenho das atividades de polícia judiciária. As mudanças incluem também espaço para crianças e área reservada à confecção de boletins de ocorrência.
A nova sede tem uma localização estratégica que permite fácil acesso à vítima, salas de acolhimento e estrutura de acessibilidade. O espaço interno da nova sede do posto de identificação com uma sala de recepção ampla, de forma a facilitar a acomodação e triagem do cidadão que busca os serviços.
De acordo com o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, a iniciativa demonstra o comprometimento da PCPR e da Itaipu Binacional em proporcionar instalações modernas e adequadas para atender às necessidades da comunidade.
“Acreditamos que esta parceria entre a PCPR e a Itaipu Binacional não apenas fortalece os laços entre as instituições, mas também demonstra o compromisso conjunto em criar ambientes mais seguros e acessíveis para a população”, disse.
O delegado Getúlio de Moraes Vargas, chefe da Divisão de Infraestrutura, afirma que a obra é muito importante para os servidores que trabalham no local e principalmente para a população.
“A única razão dos serviços públicos e da nossa polícia existir é a população, que agora tem um local digno para ser atendido. Quero agradecer a Itaipu Binacional por essa obra, um investimento de mais de R$ 3 milhões, e a Associação dos Funcionários e Amigos da Polícia Civil de Foz de Iguaçu, que administraram, geriram, fiscalizaram essa obra com muita competência”, afirmou.
DELEGACIA DA MULHER – A PCPR possui 21 Delegacias da Mulher pelos Estado. As unidades atendem exclusivamente vítimas mulheres. O objetivo é que as mulheres sejam atendidas a partir de um atendimento humanizado, com profissionalismo, atenção e os cuidados devidos em casos de violência doméstica.
A delegada chefe da Divisão de Polícia Especializada, Luciana Novaes, conta que a o novo prédio serve como mais um instrumento de defesa e acolhimento para as mulheres vítimas.
“A Delegacia da Mulher é um local de proteção e as mulheres não tem que ter vergonha de nos procurar. Infelizmente muitas são as vítimas de violência doméstica e todas nós precisamos nos solidarizar e incentivar que mulheres que estejam sofrendo agressão física, psicológica e patrimonial denunciem e peçam ajuda”, complementou.
De acordo com a delegada titular da Delegacia da Mulher da PCPR em Foz do Iguaçu, Giovanna Antonucci, a inauguração é uma conquista história na luta pelos direitos das mulheres no Oeste. “A nova unidade conta com espaços para atendimento humanizado e acolhedor, contribuindo para efetivação da Lei Maria da Penha”, afirmou.
INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO – A abertura do posto tem como objetivo trazer ainda mais conforto no atendimento à população. Os cidadãos serão atendidos no local para confecção das novas carteiras de identidade, recebimento da segunda via fácil e emissão de atestados de antecedentes criminais e de profissão.
O diretor do Instituto de Identificação da PCPR, Marcus Michelotto, disse que a nova estrutura é o resultado de uma parceria que deu certo. “Temos agora uma condição de trabalho melhor ao nosso policial, que ganha muito com isso, consequentemente melhorando a execução do atendimento e serviço”, afirmou.
Além desse espaço, Foz do Iguaçu tem o primeiro posto do Instituto de Identificação dentro de um shopping no Paraná, localizado no Shopping Catuaí Palladium.
FOZ DO IGUAÇU