Peça teatral ensina aos jovens importância da alimentação saudável

Com apresentações gratuitas, Teatro Viajante tem sessões itinerantes pelos três Estados do Sul do país, com apresentações em Sapiranga, Curitiba e Florianópolis

Com quase 500 mil crianças entre 5 e 10 anos diagnosticadas com obesidade no Brasil, é imperioso que cada vez mais ações de estímulo à alimentação saudável cheguem aos pequenos – e aos papais também. Uma boa forma para ajudar a reduzir esses números de 2022 computados pelo Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), do Ministério da Saúde, é com atividades educacionais que incitem o imaginário da criançada, a partir de linguagens lúdicas, para que elas adotem novos comportamentos.
 

É isso que entrega a peça “Abra a Boca e Feche os Olhos”. Realizada pelo projeto Teatro Viajante, da DWR Produções Culturais, a proposta chega à quarta edição e tem, na disseminação de hábitos saudáveis, o mote para sua história. A montagem encenada pelo Teatro Luz e Cena, de Novo Hamburgo, passará por três cidades de cada um dos estados sulistas, totalizando nove apresentações gratuitas.
 

A série começa por Sapiranga (RS), no Vale do Rio dos Sinos, no dia 9 de junho, no Centro de Cultura Lúcio Fleck. No dia 28, a trupe leva “Abra a Boca e Feche os Olhos” para Florianópolis (SC), no Teatro Álvaro de Carvalho. Em 29 de agosto, é a vez dos espectadores de Curitiba (PR), no Teatro Up Experience, assistirem à peça. Cada cidade será contemplada com três apresentações gratuitas, sempre às 9h, 14h e 15h30min.
 

Na peça, Íris é uma mãe atarefada que precisa se equilibrar entre tantos compromissos para dar atenção aos filhos. Mas isso nem sempre é possível. Enquanto Pedro e Maria reclamam de sua ausência, ela trabalha um bocado para dar todo o conforto aos filhos e está prestes a estrear um programa na TV para valorizar os alimentos que a natureza nos proporciona. É nesse cenário que Íris conhecerá seu Benê, da fazenda Esperança, e ficará admirada com a maneira saudável que ele vive a vida e com a sua relação com a natureza e com os filhos. Isso despertará a reflexão de Íris acerca de seus valores sobre saúde, família e qualidade de vida, fazendo com que valiosos ensinamentos sobre valores familiares, alimentação saudável, meio ambiente e sustentabilidade venham à tona.
 

Desde que o projeto Teatro Viajante começou, em 2017, mais de 30 mil alunos de 3 a 11 anos assistiram à peça nos Estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Além de aproximar as crianças de um ambiente cultural desde cedo, promovendo importantes ensinamentos, a peça estimula a criatividade dos pequenos, democratiza o acesso à cultura e proporciona interação e inserção social. E contribui, ainda, para que o Brasil não atinja a expectativa de ter, até 2035, um terço de suas crianças obesas, como prevê o Atlas Mundial da Obesidade.
 

O projeto Teatro Viajante é promovido pela DWR Produções Culturais, com realização por meio da Lei de Incentivo à Cultura, patrocínio FiberX, Orquídea, MS Energia Solar, LNF e apoio da Parlare. Financiamento Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil União e Reconstrução.

Crédito: Natana Fontes

Serviço

O quê: espetáculo ‘Abra a boca e feche os olhos’, do projeto Teatro Viajante

Quando: dia 9 de junho, em Sapiranga; dia 28 de junho em Florianópolis e dia 29 de agosto em Curitiba

Horários: sempre às 9h, 14h e 15h30min

Onde: em Sapiranga, no Centro de Cultura Lúcio Fleck (Sete de Setembro, 766); em Curitiba, no Teatro Up Experience (Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300); e em Florianópolis, no Teatro Álvaro de Carvalho (Mal. Guilherme, 26)

Quanto: entrada franca

Da Assessoria Exata Comunicação

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.