Pela primeira vez, associação de criadores de caprinos e ovinos participa do Show Rural, em Cascavel
Produtores afiliados à Associação e Cooperativa de Criadores de Caprinos e Ovinos da Região da Cantuquiriguaçu (Caprivir) realizaram um encontro durante a programação do Show Rural Coopavel, nesta terça-feira (6). Realizado no Espaço Sebrae, o evento contou, também, com a participação de outros empreendedores rurais que trabalham com caprinos e ovinos e querem expandir os negócios.
Uma das pautas da reunião foi a busca pela Indicação Geográfica (IG) dos Caprinos e Ovinos produzidos na região pela Associação e Cooperativa Caprivir. O pedido foi depositado em dezembro de 2023 no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e, segundo o presidente da Associação, Wilian Clay Wachak, já é uma referência.
“Para isso, contamos muito com os nossos parceiros, sendo que o maior deles é o Sebrae/PR. Melhoramos nosso marketing, fizemos estudos e melhorias e, a partir disso, foi possível tentarmos esse pedido. Se tudo der certo, seremos a primeira associação do Brasil a ter uma Indicação Geográfica nesse sentido, então é muito gratificante apresentarmos um pouco desse trabalho”, enfatiza.
Outro tema trabalhado durante o encontro foi a trajetória para a criação da Cooperativa e a consolidação da Associação. Além disso, a produtividade foi tratada com ênfase.
“Depois de falar sobre as nossas conquistas e os nossos resultados, apresentamos como é possível alimentar um frigorífico durante o ano todo com apenas dez matrizes, seja de ovinos ou caprinos. Conseguimos apresentar que tudo isso vem por meio do cooperativismo e associativismo”, comenta.
Pautas que, de acordo com a produtora rural Elizete Vanzin, de Maripá, fazem a diferença para a união dos produtores e para o desenvolvimento setorial.
“Começamos a empresa com enfoque na genética de ovinos e, há algum tempo, começamos a pensar em fazer essa virada para a produção e venda no mercado. Estamos bem interessados no trabalho da Caprivir e ouvir a experiência deles, é um grande incentivo porque eles sabem da nossa realidade, enquanto produtores”, compartilha.
O consultor do Sebrae/PR, Edson Braga, enfatizou a importância deste intercâmbio de informações e, por consequência, da geração de ideias e possíveis parcerias entre os produtores da região.
“Nosso trabalho com a Caprivir é bem amplo e trazer a expertise deles para as discussões realizadas no Show Rural Digital motiva produtores, incentiva boas práticas e fortalece os conceitos de associativismo e cooperativismo. Estamos felizes em poder oportunizar esse encontro”, finaliza Edson Braga.
Indicação Geográfica
Maciez, qualidade, suculência e processos e manejos diferenciados desde o princípio estão entre os destaques da carne produzida pelos produtores da Caprivir. O pedido de Indicação Geográfica foi depositado em dezembro de 2023, no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).
Hoje, a Caprivir conta com mais de 70 produtores e, quinzenalmente, prepara a carga de 80 a 115 animais.