Campanha alerta sobre os perigos da alergia alimentar
A Organização Mundial de Alergias (WAO – World Allergy Organization) está promovendo a Semana Mundial da Alergia. O tema deste ano é Superando os Obstáculos em Alergia Alimentar. A ação visa chamar a atenção para a conscientização da sociedade sobre alergias.
A alergia alimentar pode afetar todas as faixas etárias, mas, principalmente, crianças e idosos. Esses públicos são mais propensos a alergias e também às complicações da alergia, fator que, às vezes, desencadeia graves problemas de saúde, visto que a alergia alimentar pode ser fatal.
Um problema sério é a alergia ao leite de vaca. A nutricionista Deise Baldo comenta que a intolerância à lactose é diferente da alergia ao leite. “É preciso estar atendo aos sinais, principalmente, quando acontece em crianças. Além disso, evitar a medicação sem prescrição para não agravar os problemas de saúde e o quadro”.
A nutricionista exemplifica que a Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) é a alergia alimentar, uma condição mais comum em crianças. “A APLV é uma reação do sistema imunológico que identifica a proteína como um possível agente agressor, ou seja, no organismo das crianças, ao entrar em contato com uma pequena quantidade de leite, alguns sintomas e reações já podem aparecer”, explica ao enfatizar que é primordial observar o quadro e buscar assistência médica.
Nesses casos, o leite de vaca pode ser substituído por leites vegetais de soja ou de aveia, tais produtos podem suprir as deficiências de proteínas e minerais. “O ideal é procurar atendimento especializado para que as trocas sejam realizadas com acompanhamento adequado, dentro das necessidades nutricionais de cada um”.
ALERGIA X INTOLERÂNCIA
Vale destacar que alergia alimentar não é a mesma coisa que intolerância alimentar – essa se trata de uma deficiência enzimática do trato gastrointestinal que a pessoa ou tem como doença genética ou adquire secundariamente a outros tipos de doença, como desnutrição, câncer e diarreias crônicas. Os sintomas, muitas vezes, são bem parecidos.
ALIMENTOS
Os principais alimentos que provocam alergia são leite, ovo, soja, trigo, peixes, frutos do mar, amendoim, castanhas e, em alguns países, o gergelim. Há variações de país para país. No Brasil, atualmente, outro alimento que entrou no rol dos alérgicos é a banana (ofertada as crianças).
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da Agência Brasil