Pesquisa eleitoral aponta intenção de voto em Maripá

O JORNAL DO OESTE traz a pesquisa de intenção de voto para a eleição municipal de Maripá. A pesquisa foi encomendada pelo JORNAL DO OESTE junto ao Instituto Excelência Pesquisas. O levantamento está registrado com o número PR-07890/2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o estatístico responsável Marcelo Hidemi Uemura.

O levantamento foi realizado em 21 de setembro deste ano e 300 pessoas de Maripá e distritos foram ouvidas neste dia. A margem de erro é de 5,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa possui um nível de confiança de 95%.

A pesquisa estimulada – realizada em dez regiões de Maripá e com abrangência da população da sede e de distritos – aponta que o candidato a prefeito de Maripá Anderson Bento Maria e a sua vice Janaína Geraldi possuem 49,67% das intenções de voto, seguido do candidato a prefeito Rodrigo Schanoski e a vice Analise Pandini, com 32,33%.

O levantamento traz que 14,33% dos entrevistados não sabem em quem votar ou optaram por não responder. Os votos brancos e nulos totalizaram 3,67%.

ESPONTÂNEA – Na pesquisa espontânea para prefeito, com o questionamento “Se as eleições para prefeito de Maripá fossem hoje, em que você votaria?”, 44,33% dos entrevistados votariam em Anderson Bento Maria e 27,33% votariam em Rodrigo André Schanoski. Não sabem ou não responderam são 26% e 2,33% dos entrevistados pretendiam votar branco/nulo/nenhum.

Quando o questionamento foi “Sobre Anderson Bento Maria você:”, 45,33% dos entrevistados votariam com certeza; 26% não votariam de forma alguma; 20,33% poderiam votar; 5,33% não sabem ou não responderam e 3% não conhecem suficiente para opinar.

Com a mesma pergunta, sobre Rodrigo André Schanoski, a pesquisa demonstra que 29% dos entrevistados votariam com certeza; 36,67% não votariam de forma alguma; 23% poderiam votar; 7% não sabem ou não responderam e 4,33% não conhecem suficiente para opinar.

Nos votos válidos, 61,86% dos entrevistados votam em Anderson Bento Maria e 38,14% votam em Rodrigo André Schanoski.

METODOLOGIA – A pesquisa de intenção de voto adota a abordagem do tipo quantitativa e utiliza o método não probabilístico de amostragem. Além disso, o levantamento reflete a composição demográfica e socioeconômica representativa do eleitorado de Maripá em estudo, abrangendo variáveis como gênero, faixa etária, nível de escolaridade, econômico e localização (região/bairro).

Os dados para a determinação das quotas são obtidos por meio de informações oficiais do Tribunal Superior Eleitoral, Censo Demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

Da Redação

MARIPÁ

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.