PETs de Serviço Social e de Química realizam oficina sobre impacto ambiental do consumo

Os Programas de Educação Tutorial (PET) Serviço Social, Meio Ambiente e Uso Sustentável dos Recursos Naturais e PET Química, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo, realizaram a oficina ‘Meio Ambiente: Pegada Ecológica e Pegada do Carbono – Qual a sua Pegada?’. O evento compõe o 21º Seminário de Extensão da Unioeste (SEU).

Na oficina foi trabalhada a definição de meio ambiente e o quanto o consumo humano interfere na degradação dos recursos naturais disponíveis. Para os participantes saberem como o seu nível de consumo afeta o meio ambiente, foi oferecido um teste de pegada de carbono, que faz o cálculo de quantos planetas seriam necessários para manter o padrão de consumo da pessoa.

De acordo com a coordenadora do PET de Serviço Social, Cristiane Carla Konno, a oficina proporciona um autoconhecimento sobre a relação do indivíduo com o meio ambiente. “A pegada ecológica vai dar esse cálculo, de quanto os nossos hábitos de consumo interferem na regeneração e disponibilização dos recursos naturais. A média mundial é de 1,5 planeta para manter o padrão”, explica Konno.

Aluno do quarto ano de Química e participante do PET Química, Paulo Menegotto dos Santos afirma que a oficina foi satisfatória e que a mensagem foi repassada aos participantes. “No momento do cálculo, as pessoas percebem que o que parece inofensivo é pior do que elas pensam que é, e a oficina vai nesse sentido, de mostrar às pessoas o impacto do consumo”, conclui dos Santos.

O SEU teve início no dia 4 de maio, de forma semipresencial e sediado no campus de Francisco Beltrão. As oficinas são ministradas de maneira presencial nos cinco campi da Unioeste.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.