36º Encontro dos Pioneiros reúne colonizadores de Toledo

Estimated reading time: 3 minutos

O Green Hall foi palco do 36º Encontro dos Pioneiros. O evento ocorreu na quarta-feira (26), a abertura das atividades foi realizada no fim da amanhã. Tradicionalmente, foi promovido um almoço especial, além das homenagens as famílias pioneiras.

O evento foi alusivo ao Dia do Pioneiro, celebrado em 27 de março. Foi no dia 27 de março de 1946 que ocorreu a chegada da primeira caravana de desbravadores, que se instalou às margens do rio Toledo – local onde atualmente se encontra o Parque dos Pioneiros. Essa chegada marcou o início do povoamento do município – que na época foi conduzido pela Industrial Madeireira Colonizadora Rio Paraná.

O secretário da Cultura de Toledo Gabriel Furlan salientou que o evento é uma forma de homenagear os colonizadores e manter viva a história de progresso do município. Ele pontua que cada pioneiro teve seu papel no processo de colonização de Toledo.

“Os pioneiros tem uma importância fundamental, pois envolveu toda a construção da nossa cidade. Vemos os pioneiros e familiares alegres, curtindo o evento. Para o município, pois envolve o fato de resgatar essa memória”, declarou ao acrescentar que o evento é clássico e também é uma forma de homenagear os pioneiros.

EVENTO PARA HOMENAGEAR – Furlan declarou que o Encontro dos Pioneiros foi pensando com carinho pela Secretaria de Cultura, desde a decoração, apresentações culturais e cardápio. O evento é tradicional no município e desde o dia 2 de janeiro a equipe já estava trabalhando na organização para melhor atender os pioneiros.

“Este ano, escolhemos um prato diferente em relação a edição anterior: optamos em sérvio o leitão na estufa. Tratamos tudo com muito carinho, contamos com a apresentação dos Amigos da Viola – que é um grupo de idosos que fazem shows –  além da equipe da Casa da Cultura para dar uma animada na festa”, pontuou ao mencionar que a expectativa é que aproximadamente 750 pessoas participassem do encontro.

Com 94 anos de idade, dona Gema Cazanatto chegou com empolgação e alegria para prestigiar o 36º Encontro dos Pioneiros. “Participo desde a primeira edição. Acho muito válido as autoridades promoveram esse tipo de encontro, afinal é um momento para reunir os colonizadores e reviver muitas histórias”.

Gema recorda que tinha menos de 20 anos quando veio para o município. Ela e o marido, Adolfo Cazanatto (in memoriam) vieram a convite de um tio dela. “Tínhamos apenas nossa filha mais velha”, relatou ao mencionar que teve 11 filhos (sendo seis mulheres e cinco homens). “Era tudo mato. Mato e mato”, brinca. “Durante um ano e meio moramos em uma casa de taquara. Era tudo muito difícil, mas era apenas o início. Construímos nossa família em Toledo. Hoje, apenas reforço o fato de termos vindo, de termos ficado aqui, de termos acreditado de que iria dar certo”, concluiu.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.