Plano Plurianual de Toledo é apresentado com metas até 2029

Estimated reading time: 3 minutos
A Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria da Fazenda, realizou uma audiência pública, nesta segunda-feira (14), para apresentar o Plano Plurianual para os anos de 2026 a 2029. A apresentação foi realizada pelo secretário Balnei Rotta e pelo diretor de Orçamento, Marcos Baccan, no Auditório Acary Oliveira, anexo ao Paço Municipal, com transmissão online.
O PPA foi elaborado com base no plano de governo e nos programas continuados, bem como na participação popular, por meio de um formulário online disponível de janeiro a março de 2025, que recebeu 208 propostas. “Essas demandas foram analisadas pelas secretarias e organizadas em programas distribuídos por quatro eixos estratégicos: desenvolvimento econômico, desenvolvimento sustentável, desenvolvimento social e governança e transparência”, explicou Balnei. Ele detalhou que são seis programas no eixo econômico, nove no sustentável, 13 no social e nove no de governança e transparência.
As principais metas foram divididas em temas: educação pública inclusiva e inovadora; fomentar a saúde preventiva; integrar cultura, esporte e lazer como ferramentas de desenvolvimento humano; fortalecer o agronegócio, implementar políticas ambientais, modernizar a infraestrutura urbana e promover a mobilidade. Também estão previstas ações voltadas à inclusão social, combate à violência doméstica, proteção da juventude e valorização do servidor público, com foco em capacitação e bem-estar.
Segundo Marcos Baccan, a projeção de receitas para o período parte de uma base de R$ 1,003 bilhão em 2026, com crescimento anual estimado em 8%, baseado na inflação e sustentado por novos loteamentos e empresas, e repasses federais e estaduais. Ele reforçou que o PPA é um documento dinâmico, aberto a sugestões da população e à deliberação da Câmara Municipal antes de sua aprovação final.
O prefeito Mario Costenaro destacou que a apresentação do PPA tem uma importância pelo fator da transparência. “Nós já temos no conceito da nossa gestão, o diálogo. É o princípio de se aproximar cada vez mais da comunidade, é extremamente importante que hoje, além de cumprir a legislação, estamos informando o que a gestão pensa em termos de planejamento, e para ouvir também as demandas que podem surgir aqui”, declarou Costenaro.
O vice-prefeito, Lucio De Marchi, ressaltou que o PPA é tudo o que foi debatido no processo político e que faz parte do plano de governo. “É claro que a gestão pública é muito dinâmica, as ações serão analisadas pelo Legislativo e podem ser alteradas conforme a necessidade. Essa discussão é muito positiva e quem ganha com isso é Toledo”, declarou Lucio.
O vereador Ricardo Santos, representando o presidente da Câmara Municipal, Gabriel Baierle, disse que é um orgulho estar participando de um momento tão importante. “É uma ação desenvolvida por todos, em todos os segmentos da gestão municipal, e para nós é importante estar participando e levar ao conhecimento da população”, destacou Ricardo.