Plano Municipal de Educação é um instrumento de planejamento às gestões

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Com o objetivo de nortear a implementação das políticas educacionais e garantir uma educação de qualidade e inclusiva no município de Toledo, o relatório de avaliação e monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME) acompanha o processo de construção de uma educação de qualidade, acessível e inclusiva para a comunidade. A equipe técnica e a comissão coordenadora avaliaram e monitoraram os avanços e os desafios enfrentados no período de 2022 a 2024 na educação local.

Segundo o presidente do Fórum Municipal de Toledo (FME) Leandro Crestani, é uma oportunidade de valorizar o que já foi conquistado e identificar o que precisa de atenção na educação, sempre pensando em oferecer melhores condições de aprendizado e formação para todos os alunos da Educação Infantil até o Ensino Superior.

O Plano Municipal de Educação se fortalece como um instrumento de planejamento para a gestão municipal; “essencial para que a educação em Toledo continue evoluindo, promovendo a cidadania, a igualdade e o desenvolvimento. Com o PME, o município reafirma o compromisso com a construção de uma educação que faça a diferença na vida de seus cidadãos e prepare-se para o futuro com responsabilidade e visão comunitária”, destaca Crestani.

AVALIAÇÃO – O relatório apresenta a avaliação e o monitoramento do Plano Municipal de Educação de Toledo, abrangendo os anos de 2022 a 2024, conforme estabelecido pela Lei Municipal nº 2.195, de 23 de junho de 2015.

De acordo com Crestani, o documento contempla os 15 eixos e as 42 metas do PME divididas em 252 estratégias, atualizado pela Lei nº 2.351, de 29 de setembro de 2021, que aprovou a 1ª revisão do PME para o período de 2015 a 2024.

“Finalizamos o relatório de avaliação e de monitoramento educacional de Toledo do período citado. A equipe é constituída pelos membros do Fórum Municipal de Educação; Conselho Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Educação; Núcleo Regional de Educação (NRE) e instituições de ensino superior público ou privado”, cita o presidente do Fórum.

Crestani enfatiza que o grupo avaliou os 15 eixos que compõem o Plano Municipal de Educação durante este ano. O relatório final será apresentado, nesta quarta-feira (27), em audiência pública na Câmara de Vereadores. “O PME teve 134 estratégias realizadas; 91 estratégias estão em andamento e 27 não foram realizadas”.

Como resultado final dos 15 eixos, o Plano avalia as políticas públicas municipais, estaduais e federais. Das 53,2% das estratégias estabelecidas no PME, 36,1% estão em andamento e 10,7% das estratégias não foram iniciadas.

O presidente do Plano Municipal de Educação explica que o maior destaque do Plano é o eixo da Inovação e Tecnologias Educacionais. “Ao todo são 17 estratégicas e todas foram implementadas. O eixo que também chama atenção é Educação Especial. São 16 estratégias realizadas; 16 estão em andamento e três ainda não foram realizadas”.

Por sua vez, Crestani pondera que Educação à Distância e Ensino Superior apresentaram os números mais baixos com relação as estratégias não realizadas ou iniciadas no Plano.

Ele avalia que existe a necessidade de construir um novo Plano Municipal de Educação. “A avaliação e o monitoramento do atual documento dão a base para a construção do próximo Plano. Um documento que avalio que deve ter metas mais atingíveis e com estratégias com períodos mais curtos. Nós devemos pensar estratégias que sejam executadas nas esferas Municipal e Estadual e nas Universidades de Toledo”.

Da Redação

TOLEDO

O relatório de avaliação e monitoramento do PME de Toledo avaliou os 15 eixos:*

– O eixo de Educação Infantil visa a universalização do acesso à pré-escola para crianças de 4 a 5 anos e a ampliação de vagas em creches para crianças de até 3 anos, com foco na inclusão e melhoria da infraestrutura;

– O eixo do Ensino Fundamental busca garantir a qualidade e continuidade no ensino, com ênfase na alfabetização até o final do ciclo e no acompanhamento do desempenho dos alunos, promovendo a integração entre os sistemas municipal e estadual;

– No eixo da Educação Especial, o foco é na inclusão de alunos com necessidades especiais, oferecendo formação continuada para professores e implementando programas de acessibilidade e apoio especializado;

– No eixo Educação em Tempo Integral, a meta é expandir a oferta de ensino em tempo integral, com infraestrutura adequada e atividades complementares, visando atender 50% das escolas públicas e 25% dos alunos até 2024;

– O eixo da Educação Ambiental promove a formação para a preservação ambiental, com projetos que integram práticas ecológicas aos currículos escolares e incentivam a participação ativa dos alunos na sustentabilidade;

– O eixo da Diversidade implementa políticas para o respeito à diversidade étnica e cultural, incluindo formação sobre educação para as relações étnico-raciais e promoção de práticas que valorizam a diversidade em sala de aula;

– No eixo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o foco está na alfabetização de jovens e adultos, com o objetivo de elevar a taxa de alfabetização e garantir a inclusão daqueles que estão fora do sistema escolar;

– O eixo do Ensino Médio colabora para garantir o acesso e a permanência,

promovendo ações que atendem às necessidades educacionais e formativas dos alunos;

– O eixo Educação Profissional visa a expansão e o fortalecimento da educação técnica e profissional, integrando cursos que atendem ao mercado de trabalho e incentivando parcerias com instituições especializadas;

– O eixo de Educação Superior incentiva o acesso e a expansão do ensino superior, apoiando projetos que promovam a formação acadêmica e a parceria com universidades;

– O eixo de Educação a Distância (EAD) fomenta o desenvolvimento da EAD, com o objetivo de ampliar o acesso e a inclusão digital, capacitando alunos e professores para o uso de plataformas virtuais;

– O eixo de Inovação e Tecnologias Educacionais incentiva a integração de tecnologias e práticas inovadoras no ensino, buscando capacitar professores e atualizar as escolas com recursos digitais.

– O eixo da Formação e Valorização dos Profissionais da Educação promove a formação continuada e a valorização dos profissionais de educação, promovendo a melhoria das práticas pedagógicas e o desenvolvimento profissional;

– No eixo de Gestão Democrática da Educação, há apoio à gestão democrática nas instituições, incentivando a participação da comunidade escolar nas decisões e promovendo a transparência nas ações educativas;

– O eixo de Financiamento da Educação assegura os recursos financeiros necessários para implementar as metas do PME, buscando fontes de financiamento e monitorando a aplicação dos investimentos na educação.

*Com informações da Assessoria

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