Plano Municipal de Educação de Toledo é discutido em audiência pública
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O Plano Municipal de Educação de Toledo (PME) foi apresentado e debatido na tarde desta quarta-feira (27), em audiência pública realizada no Plenário Edílio Ferreira, na Câmara de Vereadores. Os trabalhos foram conduzidos pelo Fórum Municipal da Educação (FME) e apresentados à Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara. A audiência completa pode ser acompanhada no Canal da Câmara no Youtube.
Segundo a secretária municipal da Educação, Dirce Steffens Külzer, esse é um momento de exercitar a transparência pública e a responsabilidade com a Educação municipal. “Este momento é essencial para refletirmos sobre nossos avanços, identificarmos desafios e traçarmos caminhos para fortalecer a educação em nosso município”, pontua.
De acordo com a Lei Municipal 2195/2015, a cada dois anos se faz necessária a avaliação do PME, que foi projetado para o decênio 2015-2024. Na audiência, foi apresentada a avaliação do período de 2022 a 2024, período em que uma equipe técnica foi constituída para monitorar e avaliar os 15 eixos que compõem o plano, abrangendo desde a Educação Infantil até o Ensino Superior e a Educação a Distância (EAD).
“Este trabalho conjunto reflete o esforço e o comprometimento de muitos. A construção do PME foi um marco significativo, elaborado com muito estudo, pesquisa e diálogo, iniciado em 2013 com as pré-conferências, seguido das conferências em 2014, e culminando, em 2015, com a aprovação deste plano que representa os anseios e metas de nossa comunidade para a educação”, acrescenta a secretária.
O PME abrange toda a educação do município de Toledo, contemplando todas as etapas e modalidades de ensino. Para o monitoramento e a avaliação, a equipe técnica se organizou em grupos especializados, permitindo que cada eixo recebesse uma análise mais direcionada e aprofundada. Estes grupos foram compostos por representantes da Secretaria Municipal da Educação (SMED), do Fórum Municipal de Educação (FME), do Conselho Municipal de Educação (CME), do Núcleo Regional de Educação (NRE) e de instituições de ensino superior públicas e privadas.
De acordo com a apresentação na audiência pública, 134 das 252 estratégias previstas no PME foram realizadas, um avanço que merece destaque e celebração. Este progresso reflete o comprometimento de gestores, servidores, educadores e de toda a comunidade em promover uma educação de qualidade e inclusiva.
No entanto, segundo o presidente do FME, Leandro Crestani, ainda temos desafios a superar. Precisamos manter e ampliar ações assertivas para consolidar o Plano Municipal de Educação em sua totalidade. O progresso que alcançamos deve servir como inspiração para intensificar esforços nas áreas que demandam maior atenção e investimento.
Ele explica que o município avançou bastante, porém o principal gargalo hoje encontra-se no Ensino Superior, na Educação à Distância (EAD), que foram os locais onde menos teve o desenvolvimento de estratégias. “Nós chegamos a 53,2% das estratégias realizadas. Temos 36,1% em andamento e 10,7% não iniciadas, das 252 estratégias do PME. O progresso obtido até aqui deve servir de estímulo para fortalecer os esforços em áreas que ainda exigem maior atenção”, avalia.
TOLEDO