Plantio de mudas no Parque do Povo marca o Dia do Meio Ambiente em Toledo
O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira (05 de junho), reuniu uma turma de alunos do 3º ano da Fundação Educacional de Toledo (Funet) no Parque Luiz Cláudio Hoffman (Parque do Povo) para uma ação de proteção ciliar de um córrego presente no parque. Foram plantadas 30 mudas de cinco espécies diferentes numa área próxima aos sanitários. A ação foi coordenada pelo Núcleo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Núcleo ODS Toledo) com apoio da Secretaria do Meio Ambiente (SMMA).
Ao chegarem no espaço, um diálogo foi realizado com os estudantes sobre a importância da data e também da ação a ser realizada. As biólogas da SMMA explicaram como ocorre o desenvolvimento das árvores e a melhor maneira para se fazer o plantio e garantir a proteção e evolução das plantas. Elas também responderam as dúvidas dos estudantes e auxiliaram no plantio.
Em cada muda plantada foi fixada uma placa com a espécie da árvore e um espaço com o nome de quem plantou. O coordenador do Núcleo ODS Toledo, Dielson Kleber Pickler, explica que o objetivo com isso é despertar o sentimento de cuidado com cada plantinha e de pertencimento. “O parque pertence às pessoas, ao identificar exatamente qual foi a árvore plantada, cada um acaba se tornando responsável para que esse projeto de ampliar a área protegida do córrego se torne realidade. Cada criança pode agora levar a família para mostrar o fruto prático de sua ação”, pontua.
“Isso tudo foi muito legal, eu gostei muito. Temos que ajudar o meio ambiente porque não é só nossa casa, é a casa de vários seres vivos e muitas outras coisas”, disse o aluno do 3º A, Rafael Adriano Nicola (09), responsável em plantar a primeira muda de árvore neste dia.
Nesta quinta-feira (06), outro plantio está programado no mesmo local com integrantes do Núcleo ODS, entre eles, representantes da MA Máquinas, Uniprime, Funet, das secretarias do Meio Ambiente, da Saúde, de Esportes e Lazer e da Comunicação do município. Serão mais 70 mudas identificadas com plaquinhas.