Eixos do PME serão avaliados em Toledo; Plano Nacional é encaminhado aos deputados

Com a finalidade de aprimorar a pesquisa e a coleta dos dados necessários, bem como estabelecer cronograma de reuniões, o Fórum Municipal de Educação (FME) estabeleceu uma Comissão Técnica. Os integrantes serão responsáveis pelo Monitoramento e pela avaliação do Plano Municipal da Educação (PME). Os períodos a serem avaliados são 2022, 2023 e 2024.

O presidente do Fórum Municipal de Educação Leandro Crestani explica que o grupo de trabalho buscará efetividade, eficiência e objetividade por meio da indicação de responsáveis pela coleta de dados dos 15 eixos do PME. Além disso, um cronograma de reuniões, com datas e locais das reuniões, foi definido. A primeira reunião acontecerá no mês de agosto deste ano.

PRORROGAÇÃO

Crestani recorda que a criação da equipe técnica para avaliar e monitorar o Plano Municipal de Educação ocorre após a prorrogação do documento, de acordo com a Lei. Ele pondera que o Plano Nacional de Educação, considerado base para a construção de um novo Plano Municipal, ainda não foi aprovado. Desta maneira, o PME foi prorrogado por mais um ano.

“Vamos avaliar e monitorar quais metas foram atingidas, quais estão em desenvolvimento e quais ainda não iniciaram. Também observaremos como o Plano Municipal será analisado nas audiências públicas, já pensando na construção de um novo Plano”, destaca o presidente do FME.

O Fórum de Educação acompanha e avalia as políticas públicas implementadas pelos gestores, desde a Educação Básica até o Ensino Superior. Com isso, a Comissão Técnica tem a função de apresentar ao público diversas informações, entre elas, o investimento efetivado por cada ente em Toledo. “Neste sentindo, procederemos a avaliação dos eixos. Verificaremos as políticas públicas dos três últimos anos desenvolvidas e quais estavam previstas no PME”, afirma o presidente do Fórum.

AÇÕES

A Comissão Técnica é uma parceria entre o Fórum Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação, Núcleo Regional de Educação (NRE) e entidades públicas e privadas. “Decidimos separar o grupo por eixos. Desta maneira, cada membro da equipe técnica será responsável por levantar as informações e, posteriormente, o seu estudo”, comenta Crestani.

Segundo o presidente do Fórum, o grupo trabalhará com a documentação, considerada oficial, como dados do IBGE (mesmo sendo estimativas), do Ipardes e aqueles repassados pelos órgãos públicos. “O financiamento da Educação continua sendo o principal desafio da pasta”.

Ele explica que isso ocorre desde 2016 quando não foi repassado o índice de 10% do Pré-Sal para o financiamento da educação. “Somente conseguiremos desenvolver a educação, tanto em Toledo, como no Paraná ou no Brasil se existir financiamento. Neste momento, o principal desafio é o Governo Federal repassar as verbas, que deveriam ter sido aumentadas ainda em 2016”.

NOVO PLANO

Outro fator recordado pelo presidente do Fórum Municipal de Educação é que como não tem aprovado o novo Plano Nacional de Educação, o Município não consegue criar um novo documento, pois o Nacional é considerado base para a construção do Municipal.

Nesta semana, o novo Plano Nacional de Educação (PNE), com metas para a educação do Brasil em um período de dez anos foi novamente pauta, pois conforme a assessoria de comunicação da Agência Câmara de Notícias, a documento foi enviado pelo Governo Federal à Câmara dos Deputados nesta semana.

O novo Plano Nacional de Educação prevê 18 objetivos e 58 indicadores, com ênfase em qualidade nas áreas de infraestrutura, recursos humanos na educação infantil e na profissional, no ensino superior e na formação de professores.

Lembrando, o último PNE foi sancionado após quatro anos de tramitação no Congresso Nacional que em 2014. Este Plano tem como objetivo melhorar a educação no país com base em 20 metas, que devem ser atingidas em dez anos. Além disso, o primeiro Plano Nacional de Educação foi criado em 1996.

Da Redação

TOLEDO

EIXO  PESSOAS

Eixo1: Educação Infantil   Ruan Diego Rodrigues Moreira;

Eixo 2: Ensino Fundamental       Fabiana Bedun Sachvil; Fabiane Cristhina M. Bolson;

Eixo 3: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva            Ana Paula; Danieli Bringmann;

Eixo 4: Educação em Tempo Integral     Francieli Hein Suzin;

Eixo 5: Educação Ambiental        Carla Michelon Ribeiro;

Eixo 6: Diversidade João Batista Rodrigues Lopes; Osmarina Sinhori;

Eixo 7: Educação de Jovens e Adultos – EJA  Marcia Vanderleia Dalgallo;

Eixo 8: Ensino Médio         Franciele Gonçalves de Souza;

Eixo 9: Educação Profissional     Iliane Bundchen;

Eixo 10: Educação Superior         Valdinei José Arboleya;

Eixo 11: Educação a Distância – EAD   Leandro de Araújo Crestani;

Eixo 12: Inovação e Tecnologias Educacionais          Leandro de Araújo Crestani;

Eixo 13: Formação e Valorização dos Profissionais da Educação  Danieli Bringmann; Marilene Galdino Camillo;

Eixo 14: Gestão Democrática da Educação      Luci Graciela Kuhn;

Eixo 15: Financiamento da Educação   Luci Graciela Kuhn.

Encontros

AGOSTO 27/08 – 14h. (terça)

LOCAL – Sala de Reuniões da Secretaria Municipal da Educação de Toledo.

SETEMBRO 24/09 – 14h. (terça)

LOCAL – Sala de Reuniões da Secretaria Municipal da Educação de Toledo.

OUTUBRO 30/10 – 14h. (quarta)

LOCAL – Sala de Reuniões da Secretaria Municipal da Educação de Toledo.

NOVEMBRO 18/11 – 14h. (Segunda)

LOCAL – Sala de Reuniões da Secretaria Municipal da Educação de Toledo.

DEZEMBRO 13/12 – 14h (sexta – Audiência Pública)

LOCAL a definir.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.