POD cria câmara técnica para ampliar as ações por empregabilidade no Oeste

A empregabilidade é um dos assuntos mais debatidos pelo Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), pela Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar) e por outras entidades do setor produtivo nos últimos anos na região.

Dois eventos já foram realizados pelo POD para aprofundar o tema e buscar direções que possam levar à solução de um problema que, caso ignorado, poderá trazer em pouco tempo sérias consequências à economia e às empresas do Oeste do Paraná.

Uma das novas estratégias do POD é transformar o GT (Grupo de Trabalho) criado há alguns anos em câmara técnica e, assim, tornar o assunto como permanente para pensar e desenvolver medidas capazes de neutralizar a ameaça de escassez de mão de obra que já alcança alguns setores.

A mudança de GT para Câmara Técnica de Empregabilidade, unindo-se a outras já em atividade no Programa Oeste em Desenvolvimento vai acontecer, oficialmente, em reunião do POD agendada para esta quinta-feira (21), em Palotina. O ex-presidente da Caciopar, atualmente gerente do Sine de Marechal Cândido Rondon, Sergio Antonio Marcucci, deverá ser confirmado, no mesmo evento, como o primeiro coordenador da Câmara.

PESQUISA – Além de dois fóruns amplos, que debateram os mais diferentes aspectos sobre a empregabilidade, o Programa Oeste em Desenvolvimento, com a colaboração da Caciopar e de outras forças organizadas da região, elaborou uma pesquisa para conhecer com mais detalhes a realidade do emprego nos municípios da região. A pesquisa já foi encaminhada pela Caciopar aos presidentes e executivos das 46 associações comerciais com a recomendação que a participação deles e dos associados é fundamental ao processo.

“Pedimos, encarecidamente, que os presidentes das Aces, seus diretores, bem como os associados das associações comerciais do Oeste do Paraná, respondam ao questionário. São algumas perguntas que em poucos minutos são respondidas pelo link Levantamento do perfil de vagas no Oeste do Paraná – PR. Essa colaboração, permitindo então que a Câmara Técnica do POD entenda ainda melhor a realidade do emprego, possibilitará a adoção de ações ainda mais assertivas com o gradual fortalecimento das empresas e da economia do Oeste”, ressalta o presidente da Caciopar, Lucas Eduardo Ghellere.

A pesquisa pode e deve ser respondida por empresários filiados às Aces da região. Ela foi dividida em quatro grupos, segundo o número de funcionários da empresa. Entre as perguntas, estão as seguintes: Quantos colaboradores sua empresa tem atualmente e qual é o regime de contratação?; Número de vagas em aberto?; Faixa salarial por cargo no último ano?; Grau de dificuldade de contratação?; Tempo médio de preenchimento por cargo?; Tempo médio de permanência do colaborador na empresa, e Quais são as principais habilidades que sua empresa procura em um colaborador?

PALOTINA

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.