POD debate a empregabilidade em Encontro Regional

Com mais de 12 mil vagas de trabalho, um dos territórios mais produtivos do país, o Oeste do Estado, busca desenvolver estratégias para atrair e manter a mão-de-obra necessária para o desenvolvimento regional.

O evento promovido pelo Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) será realizado na terça-feira (22) de forma digital e vai reunir líderes, especialistas e interessados na temática da empregabilidade. O evento estava programado para acontecer em 28 de julho, mas por motivo de força maior foi transferido e sofreu alterações em seu formato que era presencial.

A Empregabilidade tornou-se pauta constante dentro do POD e no último ano teve um importante Grupo de Trabalho que de forma sincronizada com outras organizações, gerou e apurou dados que ajudaram a delinear um cenário de pesquisas e compreensões da escassez de trabalhadores em praticamente todos os setores. As informações geradas por esse trabalho serão apresentadas durante o Encontro de Empregabilidade.

“Só enfrenta desafios com a empregabilidade uma Região que já deu certo. A realidade mostra que somos modelo para outras localidades na geração de trabalho e renda. No entanto, o Oeste do Estado caminha para além disso e busca ser uma nova referência na oferta organizada de oportunidades e na valorização dos profissionais. Esse é o horizonte que o desenvolvimento e a união de forças gerou em nosso território”. A declaração é do Presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Rainer Zielasko, sobre a realização do Encontro Regional de Empregabilidade do Oeste do Paraná.

O protagonismo do Programa Oeste em Desenvolvimento se justifica em números, pesquisas e indicadores que elevam a Região Oeste do Estado como um dos territórios que mais emprega no país, resultado da união de esforços entre o setor produtivo e outras esferas e instituições parceiras. “O primeiro encontro em 2022 mostrou o cenário e acendeu uma luz de atenção muito importante e que guiou o caminho e o trabalho para que possamos apresentar para todos a gama de oportunidades e também os desafios que enfrentamos neste momento para preencher de forma ordenada e qualitativa todas essas vagas”, conta o presidente Rainer Zielasko.

Para o Programa Oeste em Desenvolvimento a dificuldade na contratação de novos trabalhadores pode ter um impacto no desenvolvimento regional e para além disso. “Empregar é uma dupla oportunidade sempre. Por um lado, quem ocupa uma vaga formal de trabalho conquista a garantia integral dos seus direitos e a oportunidade de protagonizar sua história, provendo uma vida melhor para si e também para aqueles que compartilham dessa renda. Esse mesmo trabalhador é que junto com a empresa constrói a produtividade exemplar e admirável que temos em nossa Região”, resume Zielasko.

CASCAVEL

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.