Poeta apresenta sua 18ª obra com pensamentos do cotidiano

Estimated reading time: 4 minutos
Um convite para fazer uma análise de si mesmo, do seu relacionamento com a família, com o ambiente em que vive e refletir sobre as ações. Esse é o objetivo do livro de pensamentos ‘Fé, paz, amor e ternura/tornam nossa travessia/uma feliz aventura’. O título do livro é formado de três versos de sete sílabas métricas e é o mais recente trabalho do escritor, professor e apicultor Luiz Carlos Salamí (Poeta Palmares).
O autor visitou o JORNAL DO OESTE na semana passada e apresentou o livro que é a sua 18ª obra publicada em 2024, com apoio da Lei Aldir Blanc. Neste livro, Luiz Carlos Salamí motiva o leitor a pensar e repensar o seu cotidiano – ‘Parar de pensar e repensar, creio, pode ser tão perigoso só quanto deixar de respirar’.
O poeta adota em suas obras um estilo conciso, permeado de ironias, sutilezas e provocações. Os pensamentos retratam os diversos ambientes e cenários como cotidiano, relacionamentos, família, mulheres, educação, política – ‘A voz do povo nem sempre é a voz de Deus, mas o eco da ignorância, da alienação e da intolerância’.
“Tem um capítulo dedicado que só as crianças falam; e tem um outro que os animais falam. São assuntos corriqueiros que trazem uma reflexão para a atualidade”, cita.
Ora em versos, ora em prosa, numa linguagem enxuta, o pensador salienta o maior tesouro do ser humano – a vida – ‘Por vezes tão bela/por vezes tão feia, a vida/não cabe num poema/e nem cabe numa tela.
DOAÇÃO – Uma parte dos livros da primeira edição, por força da Lei Aldir Blanc, são doados às escolas da rede pública de ensino da região Oeste paranaense. O autor entregou os exemplares na semana passada. Foram dez livros doados em cada escola estadual. Ao todo 25 instituições de ensino foram beneficiadas com o livro.
“Os professores poderão utilizar esse material para fazer trabalhos em sala de aula, discutir os assuntos abordados com os alunos e convidá-los a escrever os seus pensamentos também”, comenta o autor.
BIOGRAFIA – Luiz Carlos Salami nasceu em Tapera, Rio Grande do Sul, em 23 de julho de 1943. Mudou-se para Toledo em 1965, onde atuou como professor. Em 1968 publicou seu primeiro livro, Por que Fugi do Teu Olhar? O lançamento foi feito em Toledo durante uma feira de livros.
Com o pseudônimo ‘Palmares’, o autor obteve em 2002, o primeiro lugar no Concurso de Poesias da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. A partir dessa premiação, o poeta adotou o nome artístico ‘Palmares’. “Eu já ganhei nove premiações”.
Membro da Academia de Letras e do Clube de Poesia de Toledo, em sua trajetória de escritor, publicou dezoito livros nos mais diversos gêneros (poesia, contos, crônicas, autoajuda, história, pensamentos).
Da Redação
TOLEDO
Premiações literárias do ‘Poeta Palmares’
2002 – 1º lugar: Concurso de Poesia da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu
2009 – 1º lugar: Concurso de Poesia – Promoção do Estado do Paraná
2016 – 1º lugar: Concurso de Poesia ‘Edy Braun’ – Toledo
2017 – 2º lugar: Concurso de Poesia – Campo Grande (MS)
2019 – 3º lugar: Concurso de Crônicas ‘Edy Braun’ – Toledo
2022 – 6º lugar: Concurso de Crônicas da ‘ALOP’. Academia de Letras do Oeste Paranaense
2023 – 9º lugar: Concurso de Sonetos da ALOP
2023 – 1º lugar: Concurso de Crônicas da ALOP (Âmbito Nacional)
2024 – 3º lugar: Concurso de Poesia ‘Edy Braun’ – Toledo