Polícia Federal investiga corrupção eleitoral e compra de votos no Paraná
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira (16/12), operação para investigar e desarticular esquema criminoso de corrupção eleitoral no Paraná, por meio de aliciamento de eleitores e posterior compra de votos e apoio político em favor de candidatos à prefeitura do município de São Jorge do Patrocínio.
Durante as investigações, verificou-se a presença de pessoas que afirmaram que foram abordadas por integrantes do esquema criminoso para aceitarem ofertas de valores, seja em dinheiro ou em materiais de construção.
Apurou-se, ainda, a possível utilização de recursos públicos para o esquema de compra de votos, mediante desvio de valores da administração pública municipal.
Some-se a isso a presença dos orçamentos realizados em loja de materiais de construção em nome do município, mas tendo como destinatários particulares, elementos documentais que corroboram a tese de cometimento de corrupção eleitoral, demonstrando indícios da suposta compra de materiais de construção pela prefeitura de São Jorge do Patrocínio e entrega nas residências de particulares, sem qualquer justificativa conhecida para tanto.
Na ação de hoje, os policiais federais deram cumprimento a cinco mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.
A investigação policial apurou fortes indícios da prática de crimes como compra de votos e captação ilícita de sufrágio, além de outros delitos conexos, incluindo o desvio de recursos públicos e constituição de organização criminosa.