Pós-Graduação da Unioeste realiza primeira qualificação de tese na Itália

Estimated reading time: 2 minutos

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio – PGDRA – da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste – campus de Toledo realizou a primeira banca de qualificação de tese integralmente na Università Politecnica delle Marche (UNIVPM) – na cidade de Ancona, na Itália.

Os professores doutores Crislaine Colla, Lucir Reinaldo Alves e Pery Francisco Assis Shikida estiveram entre os dias 16 e 23 de novembro realizando atividades de cooperação internacional no Departamento de Ciências Agrícolas, Alimentares e Ambientais da UNIVPM.

Entre as atividades a principal foi a realização da qualificação de tese da doutoranda, Gabriela Daiana Christ, que está realizando doutorado sanduíche, com cotutela, na D3A-UNIVPM desde junho de 2024, sob orientação da professora doutora Crislaine Colla e da professora titular Adele Finco da D3A- UNIVPM.

Além das professoras orientadores fizeram parte da banca os professores Pery Francisco Assis Shikida (coorientador) e Lucir Reinaldo Alves do PGDRA e Deborah Bentivoglio e Matteo Belletti da D3A-UNIVPM.

Ao final da banca de qualificação a professora Adele Finco foi homenageada pelo PGDRA pela cooperação técnica que iniciou com a Unioeste desde 2012. O primeiro doutorado com cotutela do PGDRA ocorreu com a UNIVPM em 2016 com a doutora formada na Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, Bárbara Françoise Cardoso. Em 2024 a UNIVPM recebeu novamente uma doutoranda do PGDRA, o que fortalece a cooperação internacional entre as duas instituições.

Além da banca de qualificação ainda foram realizadas palestras dos professores do PGDRA na D3A-UNIVPM: o Prof. Pery Francisco Assis Shikida ministrou a palestra “Brazil agribusiness and research innovation” e os professores Crislaine Colla e Lucir Reinaldo Alves ministraram a palestra “Bridging continents: strengtheing partnerships with PGDRA/Unioeste and D3A/UNIVPM”.

Também foram realizadas reuniões de trabalho entre os professores do PGDRA e com o diretor da D3A-UNIVPM, professora Davide Neri, para planejamento de outras atividades conjuntas entre Unioeste e UNIVPM, além de visita técnica na região.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.