Prefeito Mario Costenaro fala dos primeiros trabalhos em 2025
Estimated reading time: 4 minutos
Os primeiros dias do prefeito Mario Costenaro, na gestão do município de Toledo, estão focados no trabalho de diagnóstico realizado pela equipe no planejamento, realinhar atividades e buscar as melhores ações para o desenvolvimento e o crescimento de Toledo.
Na primeira segunda-feira (6) do ano de 2025, o prefeito recebeu em seu gabinete a equipe do JORNAL DO OESTE para conversar sobre os primeiros trabalhos. Palavra muito utilizada em sua campanha, Costenaro comenta que o planejamento é um processo constante e dinâmico. Sua equipe já iniciou esse processo ainda na fase de transição e, a partir, da ampliação do planejamento e da atualização dos dados, novas ações serão executadas. “Isso nos dá base para que as ações sejam priorizadas e para que nós consigamos legitimar uma metodologia de ação”.
Costenaro revela que sua equipe de governo está praticamente constituída. Alguns profissionais, em função de planejamentos particulares, ainda não assumiram os trabalhos nesse primeiro momento. Contudo, praticamente todos os cargos de primeiro escalão estão consolidados. Ele cita que um dos primeiros trabalhos será a reforma administrativa que deverá ser encaminhada à Câmara de Vereadores em breve.
Ela trará algumas alterações como a Secretaria da Agricultura e de Proteína Animal, Secretaria da Mulher, o desmembramento da Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, entre outras mudanças.
“Dessa forma nós acreditamos que irá agilizar alguns processos e que teremos políticas públicas um pouco mais aceleradas. Que esse foco e essa priorização levarão com certeza a resultados mais efetivos em um curto espaço de tempo”, complementa.
O prefeito Mario Costenaro enfatiza que Toledo é uma cidade em desenvolvimento e com grande potencial, mas que requer muito trabalho na captação de projetos para ampliar os projetos diferenciados ou projetos que agreguem a prestação de serviço à comunidade.
“A intenção é conseguir realmente realizar um banco de projetos e captar projetos em nível tanto estadual como federal, ou nos diversos organismos que se prestem ao financiamento da administração ou que ofereçam recursos para que possamos aplicar nesses projetos destinados à causa pública”.
O prefeito salienta que o município tem um orçamento chegando próximo R$ 1 bilhão. O montante será destinado nas mais variadas áreas, como Saúde e Educação. Contudo, o trabalho terá como uma das prioridades a captação de recursos para agregar nesse orçamento.
“Temos o deputado federal Dilceu Sperafico que sempre foi um parceiro de Toledo e alguns recursos, por exemplo, para Cirne lima que já foram carreados por ele e que nós pretendemos aplicar no menor prazo do tempo. Há também outras áreas que vamos trabalhar como Cultura e Esporte. A questão é avançar, não só na boa aplicação dos recursos existentes, mas nós precisamos e devemos fazer projetos que captem recursos”.
EXPECTATIVAS – De olho no futuro, Mario Costenaro quer ver em Toledo uma cidade com bons projetos, com resultados positivos de ações bem planejadas, com muito diálogo entre a equipe e com trabalho integrado entre as Secretarias para obtenção dos melhores resultados.
“E são resultados aplicados e voltados para população de Toledo. Quando conseguimos agilizar alguns resultados ou quando esses resultados acontecem em um curto espaço de tempo, melhor para todos. Eu sou muito preocupado com soluções efetivas. Mas eu acho que nós vamos precisar de algumas ações paliativas para que se resolva algumas questões num curto espaço de tempo. Mas quanto mais eu conseguir trabalhar na causa para ter consequências menores ou tenha melhores consequências, porque a consequência também pode ser positiva, mais sucesso teremos e melhor qualidade de vida levaremos para o cidadão”, conclui o prefeito.
Da Redação
TOLEDO