Prefeitura rondonense atende a cerca de 80 produtores com sêmen bovino
Um ato nesta sexta-feira (5), na sala de reuniões do gabinete, marcou o repasse simbólico de doses de sêmen bovino, adquirido pela prefeitura de Marechal Cândido Rondon, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, para produtores rurais. O ato contou com a presença do vice-prefeito Ilário Hofstaetter (o Ila), do secretário Adriano Backes, do analista técnico da Secretaria de Agricultura, Adriano Freitag, e de parte dos produtores beneficiados.
O programa de melhoramento genético é realizado anualmente. Em 2022, foram investidos cerca de R$ 55 mil em 3550 doses de sêmen de alta qualidade genética, que irão beneficiar cerca de 80 produtores. Conforme o Secretário Backes, as doses são oriundas de animais de ponta, de origem europeia, cuja procedência foi criteriosamente avaliada pelo médico veterinário da Secretaria de Agricultura, Fernando Marques Salles.
Adriano lembrou também que o número de doses disponibilizadas a cada produtor foi ampliado, de 30, como vinha acontecendo em anos anteriores, para 50 em 2022. “Agradecemos ao prefeito Marcio e ao vice Ila por estarem atentos às questões ligadas ao agronegócio e por avalizarem os pedidos realizados pela secretaria. Esse benefício é muito importante para o melhoramento genético nas propriedades e, consequentemente, para uma maior produção de leite. Pedimos aos agricultores que fizeram a solicitação, que tragam a documentação na prefeitura para retirar o benefício”, destacou Backes.
MARECHAL CÂNDIDO RONDON