Prefeitura trabalha para melhorar estruturas de escoamento de águas pluviais
As Secretarias de Planejamento, Habitação e Urbanismo e a de Infraestrutura Urbana e Rural e Serviços Públicos, com o apoio da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdur), trabalham para recuperar e adequar diversas bocas de lobo. O trabalho tem o intuito de melhorar a captação de águas pluviais nos dias mais chuvosos. Vários bairros serão atendidos, sendo a Vila Becker, com 91 pontos, a localidade com mais intervenções previstas.
Os problemas relacionados à absorção ficaram mais evidentes nas últimas semanas. “Nunca tivemos um volume de chuva tão grande e que se manteve por tantos dias. Isso trouxe muitos problemas por esse excesso de água”, disse o secretário de Infraestrutura Urbana e Rural e Serviços Públicos, Maicon Stuani. Com as adequações das bocas de lobo, a intenção é otimizar a coleta de água, impedindo a formação de enxurradas e diminuindo pontos de alagamentos e estragos na malha viária.
Outros atendimentos previstos são para os Jardins Europa e América (32 pontos), Centro (12), Parizotto (4), Paulista (4) e na Avenida Maripá (2). Em alguns locais, como a Avenida Rio Grande do Sul, também está sendo ampliada a galeria, resolvendo problemas de drenagem. “São várias frentes que vão dar maior vazão para as chuvas, em especial as com maior intensidade, como as ocorridas nos últimos dias”, disse o secretário.
Maicon ainda lembra que as manutenções dessas estruturas são rotineiras, por meio de um contrato continuado com a Emdur, que envolve também a recuperação da malha viária, calçadas, meios fios, entre outras situações. “Mas temos também, tramitando junto à Secretaria de Planejamento, Habitação e Urbanismo, o projeto e o levantamento de valores para uma dispensa para extensão e ampliação de galerias em alguns pontos específicos de alagamento”, informou.
Mais uma novidade em relação às bocas de lobo é que algumas estão ganhando cestos coletores para evitar que resíduos se acumulem nas galerias. Foram instalados dois equipamentos e nos próximos dias será avaliada a eficácia da utilização. O cesto funciona como uma peneira e retém materiais que vem com a enxurrada, como garrafas pet.
Da Prefeitura de Toledo