Premen: Feira dos Itinerários Formativos movimenta colégio

Os estudantes puderam conferir os trabalhos de robótica desenvolvidos pelos colegas, além dos produtos comercializados por aqueles que tinham que executar os trabalhos de abertura e funcionamento de empresa com a venda de pastéis, refrigerantes, cachorros-quentes, brigadeiro, mini pizzas, pão com bife, queijo e salada.

Diversão e aprendizado movimentaram a Feira dos Itinerários Formativos do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen). As atividades ocorreram na última quinta-feira (9) nos três períodos. A Feira atende as mudanças do Novo Ensino Médio.

Com o envolvidos das turmas e a realização nos três turnos do colégio, a Feira foi um sucesso. Os estudantes puderam conferir os trabalhos de robótica desenvolvidos pelos colegas, além dos produtos comercializados por aqueles que tinham que executar os trabalhos de abertura e funcionamento de empresa com a venda de pastéis, refrigerantes, cachorros-quentes, brigadeiro, mini pizzas, pão com bife, queijo e salada.

O diretor do Premen, Dominicio Ferreira Coelho, o evento funciona como um ‘quase fechamento’. “As disciplinas foram criadas em 2021. No ano seguinte, começamos o novo Ensino Médio. Nos itinerários formativos temos disciplinas específicas, uma delas trabalha o empreendedorismo, biotecnologia, robótica, práticas esportivas, oratória, mídias digitais, cooperativismo”.

Coelho explica que as disciplinas devem elaborar um projeto durante o ano e desencadear em um processo que devem praticar. Ele pontua que isso é uma forma para visualizar e é na Feira dos Itinerários Formativos que é colocado em prática.

“Os alunos criaram uma empresa e produtos. A Feira era pequena, optamos em fazer no ginásio, mas diante da dimensão já podemos ampliar”, comenta o diretor. “Foi interessante ver o empenho dos alunos. Esse tipo de ação deixa o estudantes mais proativos. A Feira faz com que eles mostram o que fizeram e o que aprenderam no processo”, destaca ao acrescentar que os trabalhos continuam após a Feira com a avaliação dos alunos – em relação as atividades desenvolvidas – e dos professores – no que se refere a análise do evento já pensando em melhorias para o próximo ano.

A professora de matemática, educação financeira e empreendedorismo, Mara Cristina de Almeida, relata que para a Feira dos Itinerários Formativos, os estudantes tiveram que criam uma empresa e vender o produtor – tudo conforme disciplina ministrada em sala. “Após a realização do evento será elaborado um relatório para observação do produtos mais vendido, o lucro, o gasto, para o fechamento do plano de negócios”.

PROPOSTA DE ITINERÁRIOS FORMATIVOS – “O novo Ensino Médio tem a proposta de itinerários formativos”, explica a professora de Biotecnologia e Biologia, Vaniria Bianchi. “Eles não são disciplinas ou componentes curriculares, são áreas de experiências dentro dos componentes curriculares, por exemplo, língua portuguesa, sociologia, biologia”.

Na ramificação da biologia, segundo Vaniria, tem um itinerário chamada biotecnologia. Nesta nova proposta do Ensino Médio, os alunos possuem aulas práticas, mas eles não possuem avaliações, isso significa que a aprendizagem ocorre de uma maneira diferente.

“Dentro dos itinerários informativos de biotecnologia e empreendedorismo, oratória, computação e robótica, durante o ano realizamos diversas atividades práticas e a Feira culminou com a exposição. A carga horário do Ensino Médio é maior e tem mais possibilidades de um aprendizado diferenciado. O desenvolvimento destes itinerários que chamamos de trilha depende de 80% dos alunos e 20% do professor como orientador”, esclarece a professora.

NOVAS EXPERIÊNCIAS – A professora de física, Maria Roseli, relata que é o primeiro ano que trabalha com Robótica Educacional. Ela afirma se tratar de uma nova experiência é novo. Além disso, trabalha com três turmas que possuem um empenho excelente com o desenvolvimento de diversos projetos.

“Houve um grande envolvimento de todos e com dedicação. Eles compartilham esse conhecimento durante o período todo e percebemos como está sendo algo novo. A tecnologia tem uma grande habilidade. No começo possui dificuldade em relação a disciplina. Eles desenvolveram habilidade e o interesse foi grande. Os trabalhos foram excelentes e vamos expor para a comunidade escolar o trabalho realizado pelas turmas dos segundos anos”, conclui.

Da Redação

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