Presépios artesanais destacam cultura paranaense em exposição na Alep
Estimated reading time: 3 minutos
A Assembleia Legislativa do Paraná recebe entre os dias 9 e 11 de dezembro uma exposição que apresenta presépios natalinos com peças incorporando elementos das cidades de origem dos artesãos. A abertura da mostra, proposta pela deputada Cloara Pinheiro (PSD), ocorreu na manhã desta segunda-feira (09). O evento celebra o encerramento de um projeto desenvolvido pela COOPArte, que capacitou artesãos de diversas cidades do Estado. A exposição é aberta ao público e retrata a influências de cidades como Araucária, Adrianópolis, Agudos do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Contenda, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Pinhais, Piên, Pontal do Paraná e Quitandinha sobre os artistas.
A deputada Cloara Pinheiro afirmou que a exposição é uma demonstração da força transformadora do artesanato. Segundo ela, as peças mostram que o artesanato não é apenas um trabalho manual, mas também uma ferramenta poderosa de empreendedorismo e preservação cultural. “Cada presépio tem a característica das cidades e a Assembleia é o lugar certo para a exposição. Nós abrimos os braços para a cooperativa. Com isso, estamos valorizando os artesãos do Paraná. Temos objetos de arte, que representam a vida e manifestação de amor. É um presente. Esta é uma pequena amostra do que nós vamos fazer o ano que vem com a Procuradoria da Mulher”, disse a deputada.
O projeto da COOPArte foi estruturado para ir além da prática artística, proporcionando aos participantes conhecimentos sobre gestão, precificação e vendas, fundamentais para que o artesanato seja uma fonte sustentável de renda. Durante o curso, os artesãos tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos na Feira de Inverno e na Feira de Natal de Curitiba. “Esse trabalho está sendo desenvolvido desde 2019 em parceria com a Secretaria do Trabalho, Qualificação de Renda e com a instituição Gerar, responsável pela capacitação e o treinamento dos artesões. Trabalhamos para tirar eles da informalidade e colocá-los como empreendedores no setor do artesanato, não esquecendo o objetivo da cultura e da divulgação de pontos turísticos em nível de Estado”, disse a diretora administrativa do órgão, Romana Alexandra de Alexandre.
A COOPArte é uma cooperativa que atua na valorização da produção artesanal e cultural, promovendo capacitações que transformam o artesanato em uma ferramenta de preservação das tradições e geração de renda. O projeto reafirma a importância da economia criativa para o desenvolvimento das comunidades.
ALEP