Presidente da Câmara de Vereadores pretende manter o diálogo entre os poderes
Estimated reading time: 4 minutos
Com a finalidade de deixar a população ainda mais interessada e conhecedora do papel do vereador, o Podcast ‘Algo a Mais’ do JORNAL DO OESTE – com a jornalista Bruna Manfroi e a publicitária Joana Magnabosco – entrevistou, nesta semana, o vereador Gabriel Baierle. Ele que tem como desafio ser o presidente da mesa e intermediar o diálogo entre os Poderes Legislativo e Executivo e com a sociedade em geral.
A Câmara de Vereadores de Toledo é composta por 16 vereadores e três vereadoras. Gabriel Baierle afirma que o time está completo, inclusive com as assessorias e com servidores na Câmara Municipal. Os vereadores possuem o papel de fiscalizar e legislar. “Sempre comento que a Câmara de Vereadores é o ‘coração’ do município e o Poder Executivo não consegue fazer nada sem que passe pelo Legislativo”.
Ele complementa que o Legislativo é o ‘coração’ no sentido de aprovar e discutir novas Leis para a cidade. “Os vereadores atuam em tudo o que se trata das legislações e também no papel de fiscalização. Quem fiscaliza diretamente os atos do Executivo são os vereadores. Esse é um papel muito importante, porque demonstra o cuidado com o dinheiro público”.
O orçamento do município de Toledo é superior a R$ 1 bilhão e são os vereadores responsáveis por realizar as discussões e as mudanças necessárias nas legislações orçamentárias.
Gabriel Baierle cita que a legislatura passada produziu o maior número de emendas em projetos. “Acredito que a atual deve ultrapassar, pois nós estamos com vereadores e assessorias com tecnicidade suficientes para participarem ativamente dos orçamentos. Os vereadores têm p papel importante de fazer esse elo entre a comunidade e o Executivo, que é quem realmente coloca a política pública em funcionamento (falando em emendas)”.
ORÇAMENTO – O presidente da Câmara de Vereadores explica que um projeto do Executivo entra no Legislativo. “Os parlamentares podem realizar alterações. Essas alterações são chamadas de emendas. Exemplo: o projeto orçamentário. você pode tirar o orçamento de um local que exige menos investimento e colocar em outro local que exige mais investimentos”, afirma.
Ele complementa que os vereadores possuem uma participação importante nesta discussão, assim como a comunidade. “É o nosso dever aproximar a comunidade e convidá-la a participar desse debate. Assim, conseguimos conhecer as suas demandas”.
DESAFIOS – Gabriel Baierle foi eleito o mais jovem vereador da história e, atualmente, é o mais jovem presidente da Casa. “Ser presidente é um grande desafio para mim. Eu continuo sendo vereador e com as funções administrativas. As decisões serão tomadas de acordo com o orçamento para efetividade dos trabalhos na Câmara”.
No Podcast ‘Algo a Mais’, o parlamentar disse que o Vereador Mirim é um dos projetos que deve ter continuidade nesta legislatura. “Nós queremos atrair mais pessoas para a Câmara e para que elas possam conhecer a estrutura”.
Gabriel Baierle reforça ainda a importância da proximidade com o prefeito. “Nós queremos fomentar ainda mais a parceria com a gestão. Apesar de eu ter sido eleito como oposição, conheço o prefeito Mario Costenaro antes dele ingressar na política. Nós temos papel associativista e mantemos uma boa relação”.
O vereador salienta que a Câmara Municipal está à disposição e agradeceu o espaço no JORNAL DO OESTE. “Tenho a certeza que teremos muitos trabalhos a serem divulgados. O jornal tem sido um ‘braço amigo’ na divulgação de informações dos trabalhos dos políticos de Toledo; dos agentes políticos que são os ‘tomadores’ de decisões”.
Da Redação
TOLEDO