Primavera: o período de floração e os cuidados com a saúde
A primavera tem seus encantos e deixa os ambientes mais coloridos. A estação também é caracterizada por ser o período da floração de diversas plantas. Com a chegada da primavera acontecem algumas mudanças na flora e na fauna da região. O pólen pode provocar alergias.
“Durante o período de transição do inverno para a primavera, as plantas passam a produzir substâncias necessárias para iniciar o processo de reprodução”, cita a professora e bióloga, Simone Lazzarotto. “Isso acontece em grande parte das espécies, especialmente aquelas que produzem flores, essas substâncias são chamadas de hormônios vegetais e são produzidas naturalmente pelas plantas”.
Conforme Simone, para que tal produção aconteça as plantas precisam passar por um processo chamado vernalização – uma alteração na temperatura – ou seja, depois do inverno, as temperaturas sobem fazendo com que a planta perceba que é hora de produzir seus hormônios para ocorrer a floração.
“É fundamental, neste período, a existência de polinizadores, como as abelhas, borboletas e outros animais que auxiliam no processo de reprodução das plantas, bem como na produção de frutos e sementes. Nessa estação, diversas aves também entram em período reprodutivo, com isso, elas procuram árvores que tenham alimento para fazer os seus ninhos”, comenta.
EQUILÍBRIO NO ECOSSISTEMA – Simone evidencia que cada estação tem suas particularidades e importância dentro do ecossistema. “A flora tem sua importância na natureza e para a humanidade. As plantas são fundamentais para a vida de todas as espécies de animais do nosso planeta, incluindo nós – seres humanos”, aponta ao citar que elas são a base de todas as cadeias alimentares e, por isso, é preciso preservá-las, pois onde tem plantas existe alimento, ar puro, umidade no ar e equilíbrio no ecossistema.
Na análise da profissional, a estação das flores tem um significado especial, porém, exige cuidados com a saúde. Ela recorda que a primavera é uma estação produtiva e fértil, contudo, tem seu lado negativo visto que o pólen pode provar alergias. “A dica é tomar mais cuidado neste período, pois a tendência é que o ar fique mais seco nesta época do ano”, declara.
Da Redação
TOLEDO