Primeiro Campeonato de Robótica Educacional movimenta escolas de Toledo

O primeiro Campeonato Municipal de Robótica Educacional promovido pela Secretaria Municipal da Educação de Toledo (Smed) está movimentando as escolas do município. O clima já é de final de Copa em cada uma das 36 escolas do Ensino Fundamental I e no Centro Integrado de Políticas Educacionais (CIPE) nos dias de competição. As seletivas tiveram início no dia 13 de setembro e seguem até o próximo dia 29, conforme calendário da Smed. 

Tudo começa nas aulas de Robótica das  turmas do 3° ao 5° ano. Os alunos aprendem alguns princípios básicos e fazem uma primeira seletiva para escolher a dupla que representará a turma no Campeonato. A equipe de Robótica da Smed está percorrendo as escolas para promover a competição entre as turmas e definir a dupla finalista que representará cada instituição.

“Foi bem tenso de manhã, pois o robô deslizava muito e agora à tarde vai ficar mais tenso ainda, pois se vencermos teremos que ir pro campeonato final”, disse o estudante do 5º B da Escola André Zenere, Enzo Gabriel Maciel (10), para resumir o sentimento que pairava sobre a dupla vencedora das competições do turno da manhã. Ele e sua colega Raiane da Silva Teixeira (9) aguardavam os vencedores do período vespertino para então definir quem representaria a escola. 

A final acontecerá dentro da quarta edição do “Pig Data 2023”, evento regional de inovação e tecnologia  a ser realizado entre os dias 26 e 29 de outubro, no Centro de Convenções Ismael Sperafico. 

Raiane comentou sobre as dificuldades e também sobre a necessidade de trabalhar em equipe para conquistar os objetivos. Falou sobre os movimentos que tiveram que aprender para poder operar o robô e que a experiência foi sendo adquirida em cada vitória, pois não houve “ensaios” de preparação, segundo eles. 

Na Escola Anita Garibaldi, que também realizou sua seletiva hoje, as mesmas tensões eram compartilhadas entre os competidores. Guilherme Henrique Vilela (10) e Maria Eduarda Soares (10), ambos do 5º A foram os ganhadores do matutino e enfrentaram duras batalhas também. “No começo estava bem difícil, mas a cada disputa ia ficando mais fácil, pois íamos pegando o jeito do controle do tablet”, contou Guilherme. Maria disse que a dupla tinha torcida, que os alunos fizeram até cartazes de incentivo, mas que a parte mais difícil mesmo era controlar a emoção e a pressão das torcidas. A emoção promete ser bem maior no próximo mês, já que a dupla venceu a equipe da tarde e vai representar a escola na final. 

“Essa competição mobilizou a escola inteira. A competitividade está no DNA do cidadão”, comentou o diretor da Escola Anita Garibaldi, Adair José Martins. “As aulas de Robótica acontecem em sala específica e com materiais manipuláveis. Nas últimas semanas, foram trabalhados com os estudantes a programação dos robôs, a mecânica e o pensamento computacional. Contudo, os ensinamentos vão muito além de conteúdos pedagógicos, desenvolvem as emoções, comprometimento, companheirismo e contribui para a formação pessoal do aluno”, relatou o diretor.

Segundo Adair, “esse trabalho foi cansativo, mas muito gratificante em ver o quanto os estudantes evoluíram em sala de aula e no relacionamento com os colegas”, avalia. 

A implementação da competição esse ano abrange uma categoria, o Futebol de Bluetooth, mas segundo o coordenador de Robótica Educacional, Julio Cesar Braun, outras categorias e outras disputas devem ser inseridas nesse processo na competição do próximo ano.


Objetivos – O Campeonato Municipal consiste em reunir as equipes de Robótica Educacional dos espaços escolares, proporcionar a interação dos alunos e comunidade escolar para promover a divulgação do trabalho desenvolvido nesta disciplina nas escolas. Neste sentido a competição tem o objetivo de fortalecer o trabalho dos professores de Robótica Educacional; estimular a participação dos alunos e professores em eventos de tecnologia; motivar os alunos a exercer o protagonismo desenvolvido nas atividades de robótica; promover a troca de experiências e impulsionar interesses e aptidões em alunos do Ensino Fundamental I para a necessidade e finalidade do uso das tecnologias; demonstrar os conhecimentos de construção e programação desenvolvido nas aulas de Robótica Educacional; e incentivar o trabalho em equipe.

Segundo a organização da disputa, durante a rodada somente será permitido o conserto do robô caso o mesmo sofra dano físico (solte roda ou perca alguma peça que o impossibilite de continuar a competição). É obrigação do competidor estar com o robô com carga na bateria durante a rodada, pois não será permitida a substituição da mesma no momento da disputa.

O coordenador Robótica Educacional, Julio Cesar Braun, disse que “na prática, isso é simbólico para a criança, é de suma importância ela conseguir transferir para sua vivência tudo aquilo que vem aprendendo. A escola tem essa função, de mostrar que a teoria está atrelada à prática educacional e a robótica tem essa característica. Os professores estão empolgados e já desenvolvendo atividades pontuais. As crianças estão muito ansiosas em participar, pois querem mostrar para os pais e para a comunidade a experiência que estão vivendo dentro da Robótica Educacional dentro do município de Toledo”.

Da Prefeitura de Toledo

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