Procon orienta como proceder em casos de aumento desproporcional na conta de energia elétrica

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Alguns moradores de Toledo identificaram o aumento significativo na conta de energia elétrica, sem que houvessem consumido além do habitual ao longo dos últimos meses. Segundo o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do município, as reclamações iniciaram a partir do dia 9 de abril, sendo que há registros de casos que chegaram a triplicar o valor da fatura.

O consumidor – que prefere não se identificar – notou um aumento significativo a partir de agosto de 2024. A conta, que geralmente era na faixa de R$ 400,00, em março de 2025 atingiu o valor de R$ 808,28, sendo que o acréscimo foi gradual mês a mês.

“Nesse meio tempo em que tivemos o aumento, fizemos um pente fino na casa e chamamos um eletricista. Verificamos se tinha alguma perda e ele não constatou nada. Achou que tinha umas fiações que poderiam ser muito finas e resolvemos trocar por outras mais grossas. Gastei R$1.380,00 neste serviço e no banheiro das crianças coloquei um temporizador de quatro minuto no chuveiro. No mês seguinte que fiz este investimento, ao invés de baixar a luz, teve um aumento de R$ 50,00. Agora, por último, veio esse valor absurdo”, relatou.

RECLAMAÇÕES – Conforme as orientações da coordenadora do Procon, Janice Flinker de Lima, as reclamações podem ser realizadas por quatro canais diferentes. O consumidor pode dirigir-se até a sede da Copel ou entrar em contato pelo canal exclusivo destinado a este tipo de queixa, pelo número 41 9286-1047. Também é possível registrar o ocorrido por meio do site www.consumidor.gov.br e até mesmo ir ao Procon, mediante agendamento presencial ou pelo whatsapp, (45) 9973-6854, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 até as 17h.

Mediante a solicitação no Procon, “deve-se apresentar as quatro últimas faturas, para verificar a média de consumo. Nosso prazo de resposta é de dez dias, para que possa passar por análise para feedback”, orientou Janice.

AUDIÊNCIA PÚBLICA – O vereador, Marcos Zanetti, relatou que ocorrerá uma audiência pública no dia 29 de abril, às 18h30, no Auditório e Plenário Adílio Ferreira. “Convocamos dirigentes da Copel para dar explicações e assumir um compromisso com o consumidor. Pretendemos oportunizar os consumidores, empresários, Procon, Ministério Público, Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Ordem dos Advogados (OAB), e demais entidades organizadas para registrar suas reclamações e juntos estabelecermos uma forma de sanar essas demandas”.

Da Redação

TOLEDO

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