Professora Nelsi é candidata pela coligação Toledo da Esperança
Dentro do papel democrático que a imprensa exerce, o JORNAL DO OESTE oportuniza a cada um dos envolvidos na disputa eleitoral deste ano, para a Prefeitura de Toledo, um espaço para comentar sobre as propostas de governo nas principais áreas do setor público. Nesta página vamos acompanhar as propostas da Professora Nelsi Welter, candidata a prefeita e do vice João Moacir.
Confira a entrevista com os outros candidatos:
- Beto Lunitti é candidato pela coligação Pra Frente Toledo
- Mario Costenaro é candidato pela coligação Renova Toledo
Qual sua proposta para melhorar a infraestrutura do atendimento em saúde, especialmente nas especialidades?
Eu, Professora Nelsi e o vice João Moacir, iremos promover o desenvolvimento humano na sua integralidade, as condições e as escolhas de vida. Expandir e fortalecer a Atenção Básica, com o reforço da Estratégia Saúde da Família e da reorganização dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, além da expansão da quantidade de Agentes Comunitários de Saúde, garantindo condições de acolhimento humanizado da população aos serviços desde seus locais de moradia e trabalho, iremos Ampliar as UBSs, para que atuem como verdadeiros centros de cuidados para a população buscar atendimento médico inicial com orientações e tratamentos básicos, iremos Transformar o Hospital Regional de Toledo em hospital Universitário, administrado pela EBSERH, iremos ampliar a rede de saúde mental constituída por vários dispositivos assistenciais que possibilitem a atenção psicossocial aos pacientes com transtornos mentais, iremos garantir acesso à Rede de Atenção Especializada, implantando o “Mais Acesso a Especialistas”, para superar gargalos e filas de espera para consultas, exames, procedimentos e cirurgias eletivas, iremos informatizar a Rede, com uso de Telessaúde, integrando a atenção básica e outros.
Qual é sua visão para a educação infantil no município e como pretende expandir o acesso aos Cmeis e educação em tempo integral?
Eu, Professora Nelsi e o meu vice João Moacir, iremos investir em programas de educação e capacitação em ciências, matemática, português para os alunos do ensino fundamental I e educação infantil, melhorando a leitura e a interpretação de textos, iremos assegurar o atendimento integral da demanda manifesta por CMEIs e pré-escolas para crianças de 0 a 5 anos, realizando busca ativa, eliminando as filas de espera e atendendo às metas dos planos de Educação. Iremos ampliar a Escola em Tempo integral.
Quais são suas prioridades para a melhoria da infraestrutura urbana, como acessibilidade, pavimentação de ruas e calçadas?
EU, Professora Nelsi e o vice João Moacir, iremos trabalhar para termos uma cidade para as pessoas, pensando em uma cidade em movimento, iremos discutir e melhorar a infraestrutura para a Cidade de Toledo, com planejamento urbano para atender as necessidades dos seus usuários. A infraestrutura urbana é um conjunto de serviços necessários para o funcionamento eficiente da nossa cidade, no Transporte Coletivo urbano, iremos implantar o “Tarifa Zero,” programa voltado à melhoria das condições de mobilidade, por meio de sistemas modernos e integrados de transporte coletivo, transporte público gratuito com adequada cobertura de serviços acessíveis às pessoas de menor renda, iremos readequar o terminal de transporte urbano, iremos criar mais estações de transferência, corredores com canaletas ou faixas exclusivas para ônibus, mantendo a prioridade para o transporte público, iremos construir mais ciclovias, constituindo um anel de integração entre as já existentes, iremos cuidar da pavimentação das Vias Urbanas, recapeamento de vias urbanas, investiremos no sistema de semáforos inteligentes, sistemas de monitoramento, aquisição de novas câmeras de monitoramento, implantação da Central de Monitoramento e controle de tráfego, ordenamento da malha viária urbana, facilidades para pedestres e deficientes, passarelas para pedestres, sinalização horizontal e vertical, semáforos, redutores de velocidade (lombadas eletrônicas) e outras medidas de controle de trafego e velocidade.
Como pretende lidar com a gestão de resíduos sólidos e melhorar a coleta seletiva na cidade? Os Planos de Arborização e de Preservação a Mata Ciliar serão revisados?
Eu, Professora Nelsi e o vice João Moacir, iremos adotar medidas para o Gerenciamento Municipal Integrado dos Resíduos Sólidos, integrar o município as políticas e programas com respaldo nas legislações federais e estaduais existentes, adequando o município por meio das legislações municipais.
Além disso, iremos promover programas de Educação Ambiental Continuada, visando mudanças de comportamento da população, começando pelas Escolas e CMEIs, considerando que sejam medidas de resultados em médio e longo prazo, é imprescindível que estas medidas sejam contínuas, reforçadas e atualizadas de tempos em tempos. Faremos, em razão das dificuldades técnicas hoje percebidas uma gestão profissional da Secretaria do Meio Ambiente e do aterro sanitário, o que é um dos grandes problemas para o município, melhorando a gestão e o planejamento das ações. Faremos a atualização do Plano de Arborização no município de Toledo, faremos parcerias com associações, empresas públicas e privadas para otimizar a escolha da melhor tecnologia ambiental, faremos o incentivo às empresas para obterem certificações ambientais, oferecendo descontos em impostos como forma de estimular o uso racional de resíduos sólidos urbanos e industriais.
Faremos a atualização do “PLANO DE AÇÃO E ESTRATÉGIAS PARA A
BIODIVERSIDADE DO MUNICÍPIO DE TOLEDO”.
Quais políticas de incentivo fiscal pretende adotar para atrair investimentos e promover o crescimento econômico do nosso município? Qual proposta deverá ser adotar para incentivar o pagamento de débitos tributários?
O desafio para aumentar a arrecadação municipal é um desafio dos mais frequentes nas Prefeituras brasileiras. Afinal, a receita dos municípios é fundamental para manter serviços públicos essenciais como saúde e educação e para fornecer uma infraestrutura de qualidade. Eu, Professora Nelsi e o vice João Moacir, iremos investir na modernização e nas práticas fiscais, iremos buscar alternativas que vão além do aumento das alíquotas de impostos. Buscaremos estratégias inovadoras possíveis de serem implementadas para elevar a arrecadação, assegurando a correta cobrança e pagamento, iremos promover a regularização de débitos, faremos e incentivaremos a formalização de novos negócios. Incentivaremos por meio de programas com a Secretaria de Finanças do município a educação fiscal e a conscientização da população para engajamento do cidadão na importância de contribuir com os tributos, iremos criar uma plataforma online que centralize informações sobre os empreendimentos solidários e inovadores cadastrados no município, com informações sobre licitações, oportunidades de negócios e demandas dos setores público e privado, de forma clara e acessível, servindo como canal de fomento à economia local, incentivando a troca de experiências. Incentivo Fiscal e Financeiro, oferecer incentivos fiscais e financeiros para os empreendimentos solidários e inovadores, como redução de impostos municipais e linhas de crédito em parcerias com instituições financeiras locais, visando oferecer condições vantajosas de financiamento e acesso a capital de giro.
Quais são os incentivos para quem atua neste setor? Seu projeto de governo irá dividir a pasta por áreas de atuação, como grãos, agricultura familiar, piscicultura, suinocultura, cadeia do leite, entre outras?
Eu, Professora Nelsi e o vice João Moacir, retomaremos a criação da Secretaria Municipal de Agricultura em Toledo, com o objetivo de fortalecer e otimizar as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável do agronegócio local. Iremos promover o desenvolvimento sustentável do agronegócio, buscando conciliar o crescimento econômico com a preservação ambiental e o bem-estar social. Iremos melhorar a interlocução com os vários setores produtivos, como grãos, agricultura familiar, piscicultura, suinocultura, cadeia do leite.
Qual sua proposta para o setor de habitação popular, com foco na redução da fila de espera?
Eu, Professora Nelsi e o vice João Moacir, retomaremos no município de Toledo o programa do Governo Federal, Minha Casa. Minha Vida, pretendemos construir 500 (Quinhentas) casas por ano, num total de 2.000 (Duas mil) casas ao final da nossa gestão. Atualmente o município de Toledo possui quase 5.000 (cinco mil) famílias na fila de espera da casa própria, além de inscrever o município de Toledo no programa, iremos melhorar a qualidade da construção privada no âmbito do Minha Casa Minha Vida, sob regulação e direcionamento do poder público municipal.
Como pretende melhorar a segurança pública e reduzir os índices de criminalidade e de acidentes de trânsito no município?
Eu, Professora Nelsi e o vice João Moacir, iremos estruturar e implementar o Gabinete de Gestão Integrada Municipal, estrutura idealizada com o objetivo de Integrar Órgãos Federais, do Sistema Estadual de Segurança Pública, e de órgãos municipais. Iremos, implementar centros de inteligência operacional do município reunindo sistemas digitais de segurança pública para impedir ocorrências criminais em tempo real e intensificar o controle e monitoramento das vias com grande circulação de pessoas e veículos; Faremos a revisão do programa de instalação de câmeras de monitoramento nas principais ruas da cidade de Toledo, principalmente em pontos estratégicos e de alto tráfego de veículos nos bairros da nossa cidade. Iremos implantar o monitoramento de câmeras nos lugares públicos como praças e parques onde o fluxo de pessoas é grande, iremos implantar os portais de acesso ao município de Toledo com câmaras de segurança e controle do fluxo de veículos.
Como descentralizar o acesso a Cultura? Quais são as políticas públicas para essa área?
Eu, Professora Nelsi e o vice Jõao Moacir, iremos criar e incentivar políticas públicas de cultura que fomentem e financiem atividades nas periferias, possibilitando também a participação de grupos sem figura jurídica com repasses via CNPJ e CPF. Para além dos editais, é preciso institucionalizar essas políticas e programas, iremos retomar uma política participativa de fato, envolvendo as organizações das periferias no nível municipal. A escuta garante o exercício da cidadania. É imprescindível estabelecer o fortalecimento das instâncias de participação, como comitês e conselhos municipais de cultura com a participação de representantes de grupos culturais.
Qual será o seu plano de governo para fomentar a política de esporte e lazer no município?
Eu, Professora Nelsi e o vice João Moacir, iremos desenvolver mecanismos que assegurem ao munícipe acesso ao Esporte e Lazer em suas dimensões de conhecimento, prática e fruição, iremos fomentar, por meio das políticas públicas, o Esporte e o Lazer como direitos constitucionais, cujas manifestações se dão nos campos da educação, da participação comunitária e do alto rendimento, iremos desenvolver mecanismos, como conferências e conselhos, que garantam a participação e o controle social dessas políticas, iremos desenvolver a cadeia produtiva esportiva, garantindo a interação com a economia solidária e a participação popular, iremos elaborar, desenvolver e fiscalizar políticas, programas e ações de Esporte e Lazer includentes, de valorização coletiva e individual, com respeito às diferenças, iremos desenvolver ações esportivas e de lazer que deem ênfase à promoção das infâncias e juventudes do município, iremos desenvolver políticas de construção, manutenção e inovação de equipamentos e espaços públicos para práticas esportivas e recreativas, dando vazão a interesses socioculturais passíveis de serem assimilados como exercício de cidadania.