Programa Mulher Atual promove a autonomia e fortalece a força feminina

Fortalecer a representatividade rural, mobilizar as mulheres do campo, promover a autonomia e a força feminina são objetivos do Programa Mulher Atual. Em Toledo, ele é desenvolvido em parceria com o Sindicato Rural de Toledo, pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PR). Na quarta-feira (1º), uma nova turma iniciou no município.

O Programa Mulher Atual desperta nas participantes o espírito da liderança e do empreendedorismo, incentivando o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais, sempre respeitando o potencial de cada uma.

O Mulher Atual já formou mulheres que hoje são referências no agronegócio estadual e nacional. O Programa é desenvolvido nos seguintes pilares: autoconhecimento, dimensões da vida, sustentabilidade e empreendedorismo.

A instrutora do Programa, master trainer e coach, Eliana Scherbak, explica que Toledo já possui inúmeras turmas e vidas transformadas. “São mulheres que prosperam e se empoderam. Elas são protagonistas e cooperam para viver neste movimento”.

Eliana afirma que o Programa Mulher Atual passou por alterações, porque a mulher atual está em constante mudança. “O Programa foi atualizado em 2019 e está com uma linguagem mais contemporânea e importante para esse momento”.

A coordenadora do Programa de Fomento ao Agronegócio da Prefeitura de Toledo, Daliana Uemura, explica a necessidade em quebrar a imagem que a agricultura é só de homem e o espaço público é inacessível. “O Programa é uma oportunidade para a mulher se autoconhecer e melhorar a sua qualidade de vida. Ele é um espaço de diálogo entre a instrutora e as participantes. A mulher tem a sua importância na sociedade e ela precisa ser reconhecida”.

CONHECIMENTO – Durante os encontros do Programa Mulher Atual, um dos assuntos abordados é o de Neurociência. “Passamos por um processo de pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e, por isso, a importância em ter novamente o controle da nossa vida. Mais do que conhecer a teoria, nós estudamos como a Neurociência pode colaborar em nosso cotidiano. Esse sempre é o primeiro tema abordado em nosso Programa”, afirma Eliana.

A instrutora do Programa enfatiza que o autoconhecimento é um dos pilares do Mulher Atual. “Durante todo o processo, a mulher é convidada a olhar para dentro de si, mesmo diante de muitas atividades ou afazeres. A mulher precisa de um tempo para ‘olhar para dentro de si’”.

No Programa, as participantes estudam as dimensões da vida e uma diversidade de assuntos. “Nós analisamos questões do sono, as quais são primordiais para a qualidade de vida e para a saúde financeira. Na sequência, trabalhamos a sustentabilidade”, destaca Eliana.

Com base na sustentabilidade, o Programa Mulher Atual desenvolve projetos de ação empreendedora. “As ações são desenvolvidas em grupo. O curso combina com o trabalho de empreendedorismo e as mulheres apresentam suas ações empreendedoras de forma prática, objetiva e com ideias criativas”, afirma a palestrante ao complementar que as participantes sempre a surpreendem com projetos inovadores. “É maravilhoso quando a mulher percebe que é capaz, pois desenvolve algo bem prático. Ela observa aquilo que era apenas uma ideia inicial e transforma em algo concreto”.

HABILIDADES – Segundo a instrutora, a mulher é a principal parceira na propriedade. “Deus concedeu a mulher tantas habilidades únicas e ela é capaz de perceber algumas situações que para o homem pode passar ‘batido’. O casamento é uma grande parceria e a gestão precisa ser compartilhada na propriedade. Muitas vezes, a mulher se coloca a frente do processo de gestão”.

Eliana destaca que a mulher atua de forma mais efetiva na gestão. “O Senar/PR auxilia na qualificação da mulher e assim ela aprimora os processos de gestão, os quais são aplicados no fortalecimento do agronegócio e os homens descobriram que isso é um bom negócio”.

Mês da Mulher terá ações descentralizadas em Toledo

A instrutora do Programa Eliana é responsável por repassar as informações – Foto: Graciela Souza

O município de Toledo possui a Lei nº 156, de 27 de dezembro de 2010, que institui e autoriza o Poder Executivo a realizar a “Campanha de Valorização da Mulher”. Nesta Lei está preconizada a articulação e a integração entre as Secretarias para a oferta de serviços na luta contra a discriminação e pela valorização da mulher para a garantia dos direitos humanos.

O Dia Internacional das Mulheres é comemorado no dia 08 de março, marco histórico demarcado pelas Nações Unidas. “Dada a importância da pauta, as ações estão previstas para ocorrerem no decorrer de todo o mês de março em virtude da dimensão das ações”, explica a secretária de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH), Rosiany Favareto.

A SMDH está organizando um material virtual com o objetivo de conscientizar a população e apresentar um compilado das ações e dos atendimentos voltados às mulheres de Toledo. Além disso, está sendo organizado um calendário unificado dos eventos alusivos para a valorização das mulheres, que serão realizados de forma integrada e descentralizada, em março de 2023.

Confira as ações que já estão programadas e quais secretarias estão promovendo:

05/03

– Passeio Ciclístico do Dia da Mulher às 7h30 no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Participação livre. Promoção Smel e SSMU

06 a 11/03

– Jogos da Semana da Mulher no período da noite. Local conforme modalidade esportiva. Promoção da Smel

07/03

– 1º Torneio de Bolãozinho de mesa 60+ às 13h30 na Associação de Moradores do Jardim Porto Alegre. Promoção Smel

– Projeto Primavera – encerramento da oficina de Dança do Ventre às 8h na Linha Gramado. Promovido pela SMDH

08/03

– Mulheres no Parque Aquático a partir das 13h30. Direcionado para mulheres trabalhadoras rurais. Promoção da SMDH/SMS/SMEL

– Conscientização do Dia da Mulher às 16h na Feira do Produtor do Centro. Promoção da SMDH

– Torneio de Vôlei Gigante 55+ com mulheres com idade igual ou superior a 55 anos. Promoção da Smel

– Hidroginástica às 18h30 na Piscina Claus Fuchs. Promoção da Smel

– Programa Mulher Atual às 8h no Sindicato Rural de Toledo para mulheres com vinculação com o meio rural. Serão oito encontros, um por semana. Promoção da Agro

– Blitz com panfletagem e orientações da Patrulha Maria da Penha na Praça Willy Barth. Promoção SSMU

09/03

– Conscientização do Dia da Mulher às 15h na Feira do Produtor do Jardim Europa/América. Promoção da SMDH

– Hidroginástica às 8h45 e às 18h45 na Piscina Claus Fuchs. Promoção da Smel

– Conscientização do dia da mulher às 17h na Feira do Produtor do Jardim Coopagro. Promoção SMDH

10/03

– Hidroginástica às 8h45 na Piscina Claus Fuchs. Promoção da Smel

– Festival de Mulheres Nadando às 18h na Piscina Claus Fuchs. Promoção da Smel

– Conscientização do Dia da Mulher às 15h na Feira do Produtor do Jardim Porto Alegre. Promoção da SMDH

– Conscientização do Dia da Mulher às 16h na Feira do Produtor da Vila Pioneiro. Promoção da SMDH

11/03

– Evento “Lugar de Mulher” às 9h na Praça Willy Barth. Promoção SMC, SMDH, Smel, SMA, SMU

– Contação de História às 10h30 na Biblioteca Pública. Promoção SMC

– Conscientização do Dia da Mulher às 14h na Feira do Produtor da Vila Panorama. Promoção da SMDH

12/03

– Caminhada e Corrida da Mulher às 7h30 no Parque do Povo Luis Cláudio Hoffmann. Promoção da Smel

13 a 31/03

– Exposição com a artista plástica Larissa Salgado no horário comercial no Hall da Prefeitura. Promoção da SMC

15 a 30/03

– Violência contra a Mulher – Como identificar e Rede de Apoio. A SMAS e SSMU irão às empresas (BRF e Prati Donaduzzi) para levar informações referentes ao combate à violência contra a mulher, como identificar situações de violência, suas fases, a quebra do ciclo e os mecanismos de combate por meio da rede de apoio, direitos legais, superação e protagonismo da mulher.

21/03

– A Mulher no Universo Político às 18h30 no CJU Europa

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.