Programa Oeste em Desenvolvimento articula ações durante Show Rural Coopavel

Integrantes do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) participam do Show Rural Coopavel até esta sexta-feira (11). O Programa aposta na articulação de soluções para o crescimento e o desenvolvimento regional. Ontem (8), por exemplo, o POD organizou um encontro para discutir a questão da sanidade animal na região, com representantes de vários segmentos envolvidos.

Durante o encontro foram apresentadas as ações desenvolvidas pelo Conselho Regional de Sanidade Agropecuária durante o ano passado, com destaque para a participação na campanha paranaense para a obtenção do certificado de área livre de febre aftosa sem vacinação. Outra ação importante foi que o Paraná se tornasse um bloco único livre de peste suína africana.

O grande desafio, a partir de agora na opinião da maioria dos participantes, é proteger as fontes geradoras de riquezas para a região e isso passa necessariamente pela formatação de conselhos municipais, um problema que se arrasta há anos.

Neste sentido o ex-prefeito de Maripá, Anderson Bento Maria, sugeriu que a Secretaria de Agricultura e do Abastecimento (SEAB) adote sistema semelhante ao utilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU), ou seja, o município que não tiver implantado seu conselho não seria contemplado com recursos ou programas do Governo do Estado para o setor. “Não podemos mais ficar adiando ações tão importantes para a manutenção de um setor que tanto gera para nossa região e é vital para a economia da maioria dos município”, comentou Bento Maria que presidiu a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e iniciou o processo de aproximação entre o POD e os prefeitos para esse Conselho Regional.

EXPERIÊNCIAS – Conforme o presidente do POD, Rainer Zielasko, as câmaras técnicas devem partilhar os processos e as experiências geradas durante o trabalho que realizam em prol do desenvolvimento de cada um dos seus setores.

Na Câmara Técnica de Sanidade Agropecuária, o presidente do POD recorda que a principal preocupação era conquistar algo muito importante para o estado que foi o decreto em que tornou o Paraná Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação. “Hoje, o principal desafio é manter esse selo, já que ele é renovado. Para isso, os Conselhos Municipais de Sanidade Agropecuária deverão ser implementados e eles cuidarão de todo o processo, como a entrada de animais de outros estados, do controle sanitário das propriedades rurais, entre outros assuntos”.

Para isso, o POD conseguiu reunir representantes da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e das Câmaras Técnicas dos Conselhos já montadas nos municípios. Além disso, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) colabora com todo o seu aparato técnico. “Assim, todos atuam com a responsabilidade de conduzir os trabalhos de sanidade para continuarmos renovando esse selo”, salienta Zielasko.

MERCADO – Para o presidente do POD, o selo do Paraná em área Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação abre um amplo mercado para o estado. “Ele já auxiliou no crescimento da produção de carne suína e de outras cadeias. Esse desenvolvimento somente é possível se todos os agentes tiverem a responsabilidade em manter a sanidade agropecuária e criar os animais com sustentabilidade. É isso que desejamos enfatizar no Show Rural Coopavel”, comenta Zielasko.

A consciência dos agentes é fundamental para o bom andamento sanitário nos municípios. Ele enfatiza a importância da formação de equipes, com médicos veterinários ou engenheiros agrônomos. “Às vezes, essa questão não está clara para um agente político. Por isso, a Amop participa do Show Rural Coopavel para fazer um trabalho conjunto entre indústria, produtores, prefeitos, autoridades públicas e privadas. Assim, o trabalho surtirá efeito”.

ALINHAR AÇÕES – Ele explica que o Show Rural Coopavel é uma oportunidade para apresentar novas tecnologias e inovações. “É uma forma de alinhar forças e otimizar uma agenda focada em encontrar soluções para os gargalos que se apresentam no planejamento estratégico realizado recentemente pelo POD e seus parceiros”.

O presidente do Programa complementa que “diante dos problemas e com o conhecimento de quais atores podem agir para trazer soluções, o Show Rural Coopavel torna-se o local estratégico para que essas forças se unam em defesa do crescimento projetado para a região”.

Na oportunidade, Zielasko agradeceu ao presidente da Coopavel Dilvo Grolli, que permitiu que o Programa Oeste em Desenvolvimento participasse do Show Rural. “Nós temos agendas com todas as Câmeras Técnicas, como Infraestrutura, Educação, Energia e Sustentabilidade enfim, uma agenda repleta de trabalho. As autoridades devem aproveitar o momento para discutir os gargalos e elas precisam buscar o melhor desenvolvimento para o Oeste do Paraná”, finaliza o presidente do POD.

Da Redação

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.