Projeto Cooperativa Escolar Mirim é fundado em Boa Vista

A ação de trabalhar em grupo com quem tem o mesmo objetivo; contribuir ou colaborar para a execução de um projeto que proporcione benefícios para todos. Essas são os significados do cooperativismo que está presente cada vez mais na sociedade. Além de gerarem empregos e movimentarem a economia, as cooperativas contribuem para o desenvolvimento global das regiões onde atuam. E quando os princípios do cooperativismo alcançam novas gerações, as transformações acontecem mais rapidamente.

Com esse intuito, o Sicoob Meridional trabalha o Programa Cooperativa Mirim incentiva e apoia, sob a orientação de um professor orientador, a formação de cooperativas em escolas públicas, privadas, cooperativas educacionais e demais instituições de atendimento a crianças e jovens, entre a faixa etária de 8 a 17 anos.

Em Toledo, na tarde da última terça-feira (4), foi fundada a Cooperativa Escolar Mirim Santo Antônio, a Coopersan, na localidade de Boa Vista, interior do município. Esta é a sexta cooperativa escolar mirim que nasce através de um projeto do Sicoob Meridional em parceria com a Prefeitura de Toledo.

A cooperativa é formada por cerca de 20 crianças e está instalada na Escola Rural Municipal Santo Antônio. Na ocasião também foi eleita a primeira diretoria e a aprovação do estatuto. A presidente do Sicoob Meridional, Solange Martins, fala da alegria de inaugurar a sexta Cooperativa Escolar Mirim em Toledo. “Esse programa é coordenado pelo Sicoob com o único objetivo de formar cidadãos mais cooperativos e mais conscientes. Com isso, eles vivenciam uma cooperativa no seu real sentido”.

A professora orientadora da cooperativa, Vaniria Bianchi, comenta que a data é um dia histórico para a Escola e a fundação de uma cooperativa mirim vai colaborar no processo de aprendizagem das crianças. “Nós identificamos que as crianças têm visões e ações empreendedoras por isso surgir essa parceria. E a cooperativa visa conhecimento como empreendedorismo e educação financeira”.

No lançamento, a Coopersan também apresentou o seu objeto de aprendizagem, que é o chocolate artesanal. Vaniria cita que os pequenos cooperados tiveram todo o suporte necessário para a execução do projeto em grupo, contudo, a execução foi realizada pela crianças. E as transformações que esse projeto proporcionam são perceptíveis.

“Eles são as peças principais para que esse trabalho aconteça e é interessante como essa ação da cooperativa reflete na comunidade, em casa, nas suas vivências. Nós vemos como essa mudança de comportamento é muito evidente. Eles são mais participativos e colaborativos”, complementa.

SUPORTE – Loni Dupont desempenha uma função importante na execução e acompanhamento do programa. Ela esclarece que o Sicoob Meridional apoia os projetos desde a formação dos professores e cooperados mirins, até às Assembleias. “Nós estamos presentes em todas as etapas. Como Pessoa de Apoio Estratégico (PAE), faço a sensibilização com os pais, alunos e comunidade escolar para que todos aprendam sobre o cooperativismo e propaguem os princípios e valores que colaborem para o desenvolvimento da comunidade”.

No lançamento, a Coopersan também apresentou o seu objeto de aprendizagem, que é o chocolate artesanal – Foto: Samara Denardi

Ela reforça que é necessário nos primeiros encontros com as crianças ensiná-las sobre estatuto, assembleia, comissão fiscal e administrativa, sobre direito ao voto, entre outros. “É um universo novo e cheio de possibilidades para a construção de um futuro melhor para os associados e, consequentemente, para toda a sociedade”.

Solange enfatiza a transformação que acontece na vida de cada aluno que participa da cooperativa escolar mirim. “A mudança é muito grande; a cada ano que passa, a cada assembleia que eles realizam evidencia a evolução e mostra que eles desabrocham para a vida”, afirma.

COLABORAÇÃO – A secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa, enaltece o projeto da Cooperativa Mirim que fortalece o trabalho desempenhado nas escolas. “As cooperativas trabalham muito de acordo com a educação, de fazer acontecer, modificar o ambiente, aprender, reestruturar, refazer quando não é possível avançar e isso é muito bacana. Ver o trabalho que as cinco Cooperativas Mirins já desenvolvem no município e agora com o lançamento da sexta cooperativa mostra com bastante clareza que nós somos favoráveis a metodologia utilizada e a forma no desenvolvimento das comunidades”, conclui.

DA Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.