Projeto da UFPR ‘Haiti Mais’ promoveu diversas ações durante o ano de 2023

Apoiar e dar suporte para sanar dúvidas sobre o período do pré-natal até o parto são alguns dos objetivos do projeto de extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Toledo, ‘Haiti Mais’. A ação busca universalizar o acesso à saúde.

De acordo com a professora, obstetra e coordenadora do projeto Dra. Patricia Leen Kosako Cerutti, o projeto ainda facilita o atendimento e melhora a relação entre médico/paciente nas consultas das gestantes no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Neste ano, diversas atividades foram promovidas, entre elas, a continuidade da tradução do cartão do recém-nascido e da criança para o francês. É um cartão com quantidade de informação maior e, por isso, o material não foi finalizado em 2023 e deverá ter continuidade no próximo ano”, menciona a profissional.

Outra ação realizada no projeto e em parceria com a Secretaria de Saúde de Toledo foi a tradução para o francês de orientações sobre amamentação e suplementação nutricional.

IMPLANTAÇÃO – Os resultados preliminares das atividades do projeto estão em fase de análise e de implantação em Toledo. A coordenadora informa que a Universidade manterá parceria com a Prefeitura para efetuar o processo de impressões das informações. “Todos os encaminhamentos estão sendo realizados”, enfatiza.

Em 2023, uma quantidade considerável de mulheres estrangeiros foram atendidas no município. “Elas foram atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Toledo. Os avanços existem e estamos fazendo a interação com a Secretaria de Saúde e com as equipes de diversas áreas, como classe médica, enfermagem, nutrição, entre outras”.

CARTILHA – O projeto ‘Haiti Mais’ também tem como proposta elaborar uma cartilha da gestante, traduzida para o francês e o crioulo, com informações sobre o pré-natal, amamentação, planejamento familiar, etc. A cartilha terá como base o Guia da Gestante já usado em todo o Paraná, chamado de Mãe Paranaense.

“Iremos traduzir as informações previamente propostas por esse guia e elaborar textos e imagens explicativas sobre temas fundamentais para o pré-natal, puerpério e cuidado com o recém-nascido”, recorda a médica.

EXTRAS – Durante o ano, foram promovidas atividades extras ao projeto, como campanhas de orientação ou a coleta de preventivo no Outubro Rosa. Por último, a equipe promoveu uma ação de Natal.

A médica explica que o projeto ‘Haiti Mais’ recebe o recurso financeiro de uma bolsa. “Decidimos destinar o montante para a aquisição de 200 kits com presentes para as crianças (filhas ou filhos de haitianos). Também complementamos com produtos de higiene, de limpeza, alimentos e doces que foram entregues para a comunidade”, destaca Patrícia.

A coordenadora salienta que todo o grupo está feliz com o projeto e o ‘Haiti Mais’ terá continuidade no próximo ano. “Como se trata de um evento de extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Toledo, nós pretendemos finalizar essa etapa e implantar o projeto para o recém nascido e para a criança”, finaliza a obstetra e professora Patrícia.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.