Projeto de lei amplia mercado e pode derrubar juros de empréstimos

O deputado federal Paulo Eduardo Martins (PL-PR), chamou a atenção nesta quarta-feira (8/06), durante fala no plenário da Câmara, para o requerimento de urgência do PLP 200/ 2019, de sua autoria. O projeto de lei complementar visa ampliar a oferta de crédito no Brasil, por meio das ESC- Empresas Simples de Crédito- que já existem. A ideia é expandir a atuação e garantir que essas empresas possam realizar operações de empréstimo, financiamento e desconto de títulos de créditos, exclusivamente com recursos próprios.

De acordo com o deputado, que é pré-candidato ao Senado, com o apoio do presidente Jair Bolsonaro, falar mal dos bancos e criticar a exploração que o sistema financeiro impõe ao povo brasileiro, como a esquerda costuma fazer, até é justo. Mas é preciso, sair do discurso de tomar medidas práticas, como aprovar o PLP 200. “A matemática é simples: há pouca concorrência no mercado de crédito, Com isso, o preço do aluguel do dinheiro, que são os juros, fica alto demais. Se houver mais oferta, a concorrência, automaticamente vai acarretar na redução dos juros”. Afirma o deputado, que complementa: “Agora, toda a bancada que tanto ataca os banqueiros, tem uma forma prática de começar a reverter esse quadro. E mudar essa realidade. O meu projeto está aí”.

Atualmente, 5 instituições detêm 85 % do mercado de linhas de crédito no Brasil. O projeto deve garantir uma pulverização e a concorrência dará mais possibilidades aos brasileiros que precisam de empréstimos. Paulo Eduardo Martins, ressalta que essa possibilidade é ainda mais importante nos pequenos municípios. “O comerciante lá do interior conhece melhor do que ninguém a realidade e a confiança do crédito lá do seu municípios do que qualquer geniozinho da Faria Lima, pelas centrais dos bancos . É impraticável, diante de uma emergência, o cidadão pagar 10% de juros ao mês no cheque especial. Eu estou dando uma possibilidade de alterar isso. Agora vamos ver quem está de fato ao lado do povo e aprova o meu PLP”.

Da Assessoria

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.