Integrantes do Projeto Florir Toledo grafitam parede da Escola Ivo Welter

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a intervenção direta na cidade, democratizando assim os espaços públicos, as Secretarias de Assistência Social, Meio Ambiente e Educação de Toledo, por meio de ações do Convênio Linha Ecológica da Itaipu Binacional em parceria com o Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, promoveram uma oficina de grafite. A ação aconteceu na parede da Escola Municipal Ivo Welter e ela é coordenada pelos Gestores Municipais de Educação Ambiental (GMEA).

Aproximadamente 30 integrantes do Projeto Florir Toledo participaram, durante a terça-feira (4), da oficina realizada pelo grafiteiro Isaac Souza de Jesus. O trabalho compreendeu teoria e prática. Na teoria, o monitor explicou o que é o grafite e sua importância dentro da sociedade.

A arte do grafite é uma manifestação artística que acontece em espaços públicos. A produção é materializada em muros e paredes que compõem o ambiente urbano por meio de tinta em spray.

PARCERIA

A gestora Municipal de Educação Ambiental Vaniria Bianchi explica que a oficina inicia a programação da Semana do Meio Ambiente em Toledo e o Junho Verde. “Esse é um momento de divulgação do trabalho promovido no município ao longo do ano. Na cidade, nós temos – a partir da Secretaria de Educação – pessoas envolvidas em Educação Ambiental, gestores, biólogos e as instâncias que trabalham diretamente com essa temática”. Ela complementa que também são gestores Sandra Kopeginsk, Carla Michelon e Ruan e Lidiane.

De acordo com a professora, a Educação Ambiental é pensada com a coletividade e tem também a questão da sensibilização do grupo. “Incentivar o senso de pertencer de cada participante. São ações ligadas aos valores e a ecopedagogia, ou seja, pedagogia do desenvolvimento sustentável”.

ARTE

A oficina é grafite; ela é arte e educação ambiental. “Isaac resgatou conceitos, conhecimentos em relação as tintas, a sua toxidade, qual tipo pode ser utilizado e o que melhorou ao longo do tempo”, afirma Vaniria.

Ela salienta que o painel produzido pelos estudantes é um pouco da ação de cada participante. “Quando olhamos o processo e o resultado final, a palavra que resume é a atividade de transformação. É uma transformação de um grupo de adolescentes. Eles tiveram uma vivência diferenciada e também foi uma oportunidade em que o cotidiano não seria capaz”, finaliza a gestora.

Da Redação

TOLEDO

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