Projeto para portal na entrada de Toledo pela Av. Cirne Lima é selecionado

A Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito foi palco de muitas emoções na tarde desta quinta-feira (8) com a divulgação do resultado do concurso que definiu o projeto arquitetônico que será executado no portal que a administração municipal deseja construir na entrada de Toledo pela Avenida Ministro Cirne Lima. A comissão julgadora do certame, fruto de convênio firmado entre Secretaria de Planejamento, Habitação e Urbanismo e o colegiado de Arquitetura e Urbanismo do câmpus local da Universidade Paranaense (Unipar), avaliou as propostas finalistas que foram apresentadas em detalhes pelos acadêmicos do curso – ao todo, 18 grupos participaram do processo seletivo, sendo que seis se classificaram para a segunda fase e só três chegaram à última etapa.

A obra fará parte da revitalização de uma das vias mais importantes da cidade, no trecho entre as ruas Carlos Barbosa e Arnildo Linke, no acesso ao parque linear do Arroio Marreco. O projeto selecionado foi o apresentado por Alan Gomes, Emanuelle Zanette, Mylena Richartz e Vitor Fenner, alunos do 4º ano da graduação supervisionados pela professora Cíntia Araújo.

Segundo os autores, a proposta tem três pilares norteadores: a água, o agronegócio e a indústria – características marcantes de Toledo e que serão integradas por meio de uma mistura de curvas e linhas puras que expressam minimalismo, harmonia e modernidade. “Depois de várias etapas, desenvolvimento de propostas, croquis, estudos e muita criatividade, apresentamos um portal que foi totalmente pensando nos ideais da nossa cidade”, explica Mylena.

O projeto, que mescla estruturas de metal e concreto, contempla ainda um totem alusivo aos 70 anos de emancipação político-administrativa do município que será construído no acesso ao parque linear. “O grupo autor do projeto arquitetônico vencedor para o portal de entrada de Toledo pela Cirne Lima precisará ainda fazer alguns ajustes e apresentar mais detalhamentos antes de entregá-lo para a nossa pasta elaborar ou contratar uma empresa terceirizada elaborar para os projetos executivo e complementares da obra”, pontua o secretário de Planejamento, Habitação e Urbanismo, Neuroci Antonio Frizzo, um dos integrantes da comissão julgadora do concurso.

Os chefes do Executivo e Legislativo Municipal também fizeram parte deste grupo e elogiaram a qualidade dos projetos finalistas. “Vimos nesta seletiva propostas interessantes, bem elaboradas, que nos dão uma mostra da qualidade do ensino das universidades instaladas em Toledo”, destaca o presidente da Câmara, Leoclides Bisognin. “Dou parabéns a todos os grupos finalistas pela excelência do trabalho apresentado, o qual foi precedido de um processo muito bem feito de pesquisa. Sendo bastante sincero, saio deste encontro com a vontade de aproveitar os outros dois projetos em entradas do município onde ainda não existem portais”, comenta o prefeito Beto Lunitti.

Da Prefeitura de Toledo

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.